A venda de smartphones caiu expressivamente, desde 2014. 2022 tem sido marcante para a baixa venda de celulares mais modernos. O mercado global registrou uma queda de 9% em relação ao ano passado. Com isso, esses dados marcam o pior trimestre de vendas desde 2014.
Esses resultados em relação a compra de smartphones deve-se principalmente ao baixo poder aquisitivo, as pessoas têm dado preferência a compra de bens mais essenciais, adiando assim a compra de um celular novo.
Vendedores de smartphones e sua participação no mercado
A líder de vendas ainda é a Samsung. Ela está no topo do mercado e tem participação de 22%, isso graças a promoções agressivas que ajudam a baixar os estoques nas lojas.
A Apple foi a única empresa das cinco primeiras em participação no mercado que registrou crescimento positivo. Já Xiaomi, OPP e Vivo seguem com uma operação mais cautelosa, elas possuem 14%, 10% e 9% de participação no mercado global.
Todo esse levantamento foi feito pela Canalys, empresa que faz análise no mercado de tecnologia. Outros fatores que impactam na queda da venda de smartphones são o aumento de preços de energia e taxas de juros, que aconteceram por causa da desaceleração econômica na China e os impactos da Covid-19 por todo o mundo.
Segundo um analista da Canalys, Sanyam Chaurasia, sem melhoras para o quarto trimestre do ano e no primeiro do ano que vem, os fornecedores vão ter que trabalhar sem uma previsão de produção. Veja o que ele disse na íntegra:
“Como a demanda não mostra sinais de melhora no quarto trimestre e no primeiro semestre de 2023, os fornecedores precisam trabalhar em uma previsão de produção prudente com a cadeia de suprimentos enquanto trabalham em estreita colaboração com o canal para estabilizar a participação de mercado.”
O analista também justificou a queda de compras porque os a geração de hoje espera cada vez mais por grandes promoções e descontos, diferente de outros tempos atrás.