Versão similar a original do WhatsApp está roubando chaves de acesso dos usuários. A YoWhatsApp é um aplicativo que imita o mensageiro da Meta e está disponível para aparelhos Android. Pesquisadores de segurança da Kaspersky descobriram que esse aplicativo tem o trojan “Triada” que pode roubar acessos dos usuários.
Isso já aconteceu outras vezes com aplicativos semelhantes. Durante 2021 foi como FMWhatsApp, que também é um mod do WhatsApp que também estava roubando dados.
YoWhatsApp permite invasão de celular e roubo de dados
Usuários buscam aplicativos como YoWhatsApp por conta de funcionalidades que a versão original não apresenta. Ele oferece uma interface personalizável, bloqueio de bate-papo e outras opções que não estão disponíveis no mensageiro oficial. Daí, pessoas acham nesse outro app alguma vantagem de uso.
O mod é ofertado em anúncios do Snaptube, uma plataforma popular que serve para baixar vídeos. Quando o usuário instala o aplicativo através dos anúncios, logo ele começa a operar as atividades maliciosas.
A instalação e configuração é aparentemente normal, porém todas as permissões que o usuário faz para o aplicativo similar são concedidas para o vírus. Assim o Trojan tendo acesso livre ao celular, consegue usufruir de assinaturas pagas e dar lucro a terceiros e também consegue roubar chaves de acesso de diversas plataformas.
Dessa maneira, com os dados em mãos através do vírus, hackers podem acessar o WhatsApp oficial da vítima e se passar pelo dono da conta para ter contato com a lista de números salvos ou até mesmo fazer outras ações.
Aplicativos como YoWhatsApp, WhatsApp Plus e outros que se passam pelo aplicativo original oferecendo mais funções com opções diferentes não são seguros de maneira nenhuma.
O ideal é que o usuário faça conta no aplicativo verdade e ative os protocolos de segurança que ele oferece, como a verificação em duas etapas.