A Ericsson projeta que a base mundial de dispositivos 5G vai crescer cinco vezes de 2022 até 2028. Com isso subirá de 1 milhão para 5 milhões. Essa projeção foi resultado do relatório da empresa Ericsson Mobility Report, que foi publicado na quarta-feira, 30.
A expectativa é que em 2028 a rede 5G seja a principal internet móvel para a telefonia celular. Correspondendo assim por 55% do total de 9,2 bilhões de conexões móveis.
Com isso, a espera também que a América do Norte será a porção com maior participação do 5G em 2028 (91%). Logo após ela vem a Europa Ocidental (88%) e depois a América Latina com 50% da sua base móvel sendo 5G.
Enquanto isso, o relatório também especula sobre a atual rede mais usada, o 4G. Ela deve continuar crescendo durante essa reta final de 2022. Vai chegar a um pico de 5,2 bilhões de conexões.
Porém, é estimado também que a partir de 2023 esses números sobre a rede móvel 4G comecem a cair. E então vai baixar para 3,6 bilhões de conexões em 2028. Isso graças ao crescimento exponencial da rede 5G, como já foi citado acima.
Espera-se que o 5G seja a rede padrão móvel do futuro, afinal o seu crescimento tem sido o mais rápido até hoje. 2022 deve celebrar a marca de 1 bilhão de conexões, ou seja, até dezembro esse dado será palpável. Esse número de conectividade só foi alcançado pelo 4G dois anos depois, em comparação com a nova rede.
A expectativa é que a rede 5G revolucione a sociedade como um todo, afinal ela é uma rede avançada que entrega muito mais rapidez na comunicação. Além disso, pode ser útil para conexões industriais e hospitalares, facilitando processos em diversos setores da economia de um país.