A Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, anunciou que chegou ao Brasil o novo serviço da empresa para Viagens, onde a conexão é mantida com a rede mesmo em algum local diferente daquela em que foi instalada. A companhia do bilionário Elon Musk comunicou aos usuários nesta terça-feira (08), via email, que a modalidade já estava disponível.
Com o novo serviço, é possível fazer uso portátil da internet em todo o continente. Em seu site, a SpaceX descreve o serviço como “acesso imediato à internet de alta velocidade e baixa latência em qualquer destino“.
Segundo as informações presentes no e-mail enviados aos usuários, o uso portátil da internet Starlink é possível em todo o território do continente, mas para isso é necessário que esteja dentro da área de cobertura ativa dos satélites, é claro. A empresa também dá a opção do cliente pausar ou reativar o serviço o momento que vem quiser, adequado às suas necessidades de uso.
Ainda de acordo com o comunicado, a SpaceX aponta que a internet da Starlink em movimento ainda não está disponível no momento, pois a versão padrão do hardware da empresa foi desenvolvida para ser utilizada em qualquer destino, sempre respeitando a cobertura oferecida pelos satélites. No entanto, estes aparelhos não foram desenhados para o seu uso em movimento, como em veículos se deslocando por estradas.
Ou seja, a internet da Starlink só poderá ser usada quando o usuário estiver chegando no seu destino e que tenha cobertura da empresa. Atualmente, a internet via satélite da empresa de Elon Musk está disponível em mais de 30 países, incluindo o Brasil, que teve sua aprovação em janeiro deste ano e recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar até 2027.