A Claro estava importunando um cliente há sete anos com cobranças indevidas. Por isso, agora terá de pagar indenização pelos longos anos de importunação. A decisão veio da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal. A operadora tem de pagar R$ 4 mil para o autor do processo.
A justiça entendeu que o que Claro fez, uma cobrança indevida por sete anos, extrapola o bom senso, além de ter sido uma falha na prestação do serviço.
No processo o cliente alegou que em outubro de 2014 pediu o cancelamento das contas que tinha com a Claro, serviços de internet e TV a cabo. O contrato foi encerrado, mas a operadora seguiu fazendo a cobrança das mensalidades até esse ano.
O ex-cliente tentou contato com a operadora, argumentou sobre o cancelamento, que o contrato já não tinha mais efeito. A Claro, por sua vez, quatro anos depois, em 2018, disse que reconhecia o erro, mas não parou com as cobranças.
A justiça levou em consideração todos os fatos, além da cobrança por longos anos, a própria Claro reconheceu o erro e o cliente tentou resolver o problema sem acionar a justiça.
“Restou demonstrado que, ao longo desse período, a parte autora, por inúmeras vezes, informou que havia cancelado o pacote de serviços, inexistindo valores a serem pagos devido a quitação do débito para o término do contrato, sendo ignorado pela parte da ré, que continuou insistindo em tal procedimento”, diz a decisão.
A Claro argumentou que não colocou o nome do cliente na lista de proteção ao crédito, mas não foi o suficiente para evitar a multa.
A equipe do Minha Operadora entrou em contato com a operadora Claro para saber qual o posicionamento da empresa com essa situação e com a decisão judicial, e a operadora respondeu dizendo que não comenta sobre decisões judiciais.