A Claro é a operadora com maior acesso do 5G no Brasil, segundo informação foi divulgada segundo análise do Teleco, que mostra a operadora como maior geradora de sinal da rede móvel no país.
Segundo os resultados do relatório, a Claro foi responsável por inaugurar o 5G por aqui. Isso aconteceu em julho de 2020, época em que a operadora trabalhava no espectro 5G DSS. Atualmente a operadora opera em faixa exclusiva para transmissão da rede móvel e tem conseguido liderar nesse mercado, oferecendo a maior transmissão.
Dados que o relatório considerou para identificar a Claro como maior no 5G
Para o comparativo foram analisadas as principais operadoras do Brasil: Claro, Vivo e TIM. Após a primeira, vieram a Vivo e a TIM. Veja abaixo os números de acessos:
- Claro – 1.708.701
- Vivo – 1.491.232
- TIM – 865.360
O relatório analisou desde 2021, quando o 5G ofertado era o 5G DSS, que não era a rede limpa, compartilhava do mesmo “espaço” que o 4G para existir. Essa diferença entre a rede de antes e a de agora interfere na velocidade e na qualidade de conexão, o 5G atual é muito melhor, tem mais alcance e mais estabilidade.
Além disso, os dados de 2021 são parecidos com os atuais, tanto a Claro como a Vivo lideraram. Outro ponto importante é que ambas tiveram a marca de 1 milhão de acessos juntas durante o segundo trimestre de 2022, quando o 5G foi lançado oficialmente no Brasil.
Julho foi o mês de estreia do 5G. Foi nesse momento em que a rede passou a ter uma estrutura própria, e de fato o país passou a ter o 5G puro, ou como é chamado oficialmente, o 5G SA.
Embora a rede não cubra todo o país ainda, apenas as capitais, esse avanço na estrutura garante uma usabilidade muito melhor. Quem tem acesso a rede pode finalmente desfrutar da experiência de uma internet móvel rápida, com baixa latência.
Com isso, o relatório também registrou que a velocidade de download foi 2,3 vezes mais rápida que velocidade na rede anterior, o 4G. Já em relação ao upload a velocidade chegou a ser 2,1 vezes mais rápida dentro da nova rede móvel, em comparação ao 4G.