Parece que a Pluto TV passará a ter mais uma concorrente de peso no mercado de streaming gratuito. De acordo com o Notícias da TV, a Globo está estudando lançar no Globoplay, o Fast (Free Ad Supported Streaming TV) Globo, que contará com um tipo de playlist de canais temáticos que serão transmitidos assim como ocorre na programação linear da TV aberta.
A novidade seria uma estratégia da emissora para aumentar o número de sua audiência no meio digital para não assinantes da Globoplay. Assim como a Pluto TV, a Globo Fast terá sinal aberto, mas contendo publicidade paga, sendo que seu lucro seria captado da mesma forma que acontece na televisão aberta.
De acordo com comunicado oficial da própria emissora, inicialmente a sua plataforma de streaming contará com dois canais temáticos, com programas diversos de gastronomia e esporte, de modo experimental.
Os canais Fast que a emissora planeja lançar tem como alvo aquele telespectador que não está com paciência para procurar um programa específico para assistir, mas tem apenas a intenção de se distrair diante da TV, computador ou tablet, podendo escolher um tema de sua preferência para ver.
A Globo já tem testado disponibilizar conteúdo gratuito para os consumidores não assinantes, como fez com todas as edições da novela jovem Malhação, séries de comédia como A Grande Família e Tapas e Beijos e programas infantis como O Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Com isso, a emissora provoca o público com alguns trechos ou os primeiros capítulos de uma novela ou programa, como Todas as Flores, Travessia, Pantanal, Mar do Sertão, Verdades Secretas (1 e 2), Rensga Hits, Globo Repórter, Fantástico e Domingão com Huck, entre outros. Podendo converter esse acesso em assinatura paga para a sua plataforma.
Por enquanto, ainda não há previsão para o lançamento da modalidade de streaming gratuito Globo Fast no Globoplay, assim como não há detalhes dos programas que serão transmitidos.