Não é nenhuma novidade que tanto a TV aberta quanto a TV por assinatura tem perdido espaço para os serviços de streaming no mercado do entretenimento. Essa tendência poderá ficar mais acentuada com a Copa do Mundo 2022, um dos eventos esportivos mais importante do futebol, especialmente entre o público mais jovem.
Assim como sempre ocorreu, os jogos do torneio serão transmitidos pela televisão. No entanto, os torcedores terão à sua disposição diversas maneiras de acompanhar as partidas, pois será o Mundial das Multitelas. Os 64 jogos poderão ser acompanhados pelos mais diversos dispositivos, smartphones tablet e computador, através dos serviços de streaming da Globo, no Globoplay.
Além disso, os clientes da SKY e da Claro também poderão acompanhar as partidas no formato 4K, depois que as duas empresas anunciaram uma parceria com a Globo para transmitir os jogos pelo canal ESPN 4K, que ficarão disponíveis no serviço de TV por assinatura da SKY e da Claro.
Para ter uma ideia do panorama de consumo de conteúdo online esportivo, especialmente na Copa do Mundo 2022, a Amosc realizou um estudo com 600 espectadores do Brasil e do México, onde revelou que metade dos jovens com menos de 35 anos planejam acompanhar os jogos por meio de streaming.
Por outro lado, a mesma pesquisa aponta que 46% dos brasileiros não acreditam que sua conexão móvel seja forte e confiável o suficiente para acompanhar o campeonato por smartphone ou tablet, quando estiver com Wifi disponível. Já no México, essa porcentagem cai para 41%. Ou seja, a conectividade pode ser um fator importante nesse quesito.
Entretanto, com a chegada do 5G, pelo menos aqueles que tiverem acesso à rede, poderão ter uma confiança maior na conectividade. Para Gil Rosen, Diretor de Marketing da Amdocs, as redes móveis, principalmente depois da adoção em massa do 5G, já permitem uma conexão boa para transmitir jogos em tempo real, sem atraso, faltando apenas transmitir melhor a informação para as pessoas.
“Eu acho que a capacidade tecnológica não garante confiança. Confiança é uma coisa psicológica. Isso significa que as redes e os provedores precisam falar sobre a capacidade da rede, fornecer a confiança”, disse Rosen, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 10, em São Paulo.
Outra novidade nesse segmento é a parceria entre a LiveMode, a Fifa e o streamer brasileiro Casimiro Miguel, que anunciou que fará a transmissão dos jogos da Copa do Mundo 2022 de graça por meio de suas plataformas na internet, que foi apelidada de #CopaNoCazé.