O Governo Digital é pauta da transição para o Governo Lula. O assunto foi tratado nesta terça-feira, 29. Segundo Fernando Mitkiewick, secretário do Governo Digital, esse novo tema se tornou prioridade da equipe de mudança de chefe de estado.
O assunto foi abordado durante o 5×5 Tec Summit Governo, realizado pelos sites Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside.
O Governo Digital tem como objetivo fazer fiscalizações através da Tecnologia da Informação. Segundo o próprio portal do governo, o conceito se descreve assim:
“Com o objetivo de modernizar a administração do Estado Brasileiro, o governo digital, através da TI, reconstrói processos e utiliza dados disponíveis para otimizar e transformar os serviços públicos aos olhos do cidadão, além de reduzir a burocracia.”
Segundo Fernando, o Governo Digital e suas informações já foram enviadas para a transição, porém ele não disse quem vai cuidar dessa pauta. Ele diz preferir que o Governo de transição se pronuncie do que ele falar quem vai estar à frente. Mas confirmou que o Governo Digital é uma ação de Estado.
Mitiewick ainda falou que o passo de mudança do governo eletrônico para o governo digital já foi dado. Falta agora avançar para o governo inteligente, que terá personalização de serviços para o cidadão. No portal do Governo já são 140 milhões de usuários que transformou o lugar em um ambiente de relacionamento direto entre o governo brasileiro e o cidadão.
Fernando Mitikiewick também comentou o valor que possui a iniciativa, de R$ 80 milhões, em parceria com a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos e ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, para contratar startups que devem solucionar questões para utilização de inteligência artificial.
Para esse processo já começou a seleção de startups. Já foram enviadas propostas para os 12 primeiros desafios. Acontecerá uma avaliação das ideias enviadas e um detalhamento para o lançamento em dezembro e depois sairá um novo edital com mais novos desafios.