A Copa do Mundo do Catar deste ano está sendo um dos mais midiáticos da história, com transmissões nas mais diversas plataformas, desde a tradicional da TV aberta e por assinatura até a transmissão por streaming. Rival da Rede Globo no online na exibição das partidas do campeonato, o streamer Casimiro Miguel entrou para a história da internet mundial com o jogo do Brasil desta segunda-feira (28).
Acontece que a transmissão ao vivo do jogo do Brasil contra Suíça feita pelo influenciador chegou a marca de 4,6 milhões total de telespectadores. O pico máximo de Casimiro foi de 4,3 milhões no primeiro tempo da partida. Já na Twitch houve um máximo de 300 mil espectadores no mesmo momento.
O streamer superou o jogo entre PSG e Bayern de Munique, pela final da Champions League em agosto de 2020 – a partida teve exibição no Facebook, onde bateu 4,4 milhões de usuários totais durante os 90 minutos do jogo. Casimiro usou artifícios para conseguir tal marca, com chamadas durante a live e comentários sobre o assunto no Twitter. “4,2 milhões! Vem pro recorde, vem!“, disse ele.
Ele também conseguiu elevar os números em comparação ao primeiro jogo em 600 mil espectadores somente no YouTube, onde o Brasil ganhou da Sérvia por 2 a 0. O streamer alcançou 3,7 milhões. Além disso, Casimiro já tinha batido o máximo alcançado por uma transmissão ao vivo na plataforma do Google.
O influenciador garantiu a transmissão da Copa do Mundo 2022 após fechar parceria com a Fifa (Federação Internacional de Futebol) para exibir 22 jogos da Copa do Mundo no YouTube e na Twitch, em acordo intermediado pela empresa Livemode, comandada por Edgar Diniz, ex-dono do Esporte Interativo (2007-2021).
A transmissão do Mundial foi dividida entre a Globo, SporTV, Globoplay e Casimiro. Entretanto, vale lembrar que essa multiplicidade de transmissões ocorreu, pois a Globo abriu mão da exclusividade dos direitos no meio digital, dando espaço para a Fifa negociar com outras mídias. Inclusive, a Disney conseguiu o direito de transmissão dos melhores momentos do campeonato.
Como resultado, o influenciador conseguiu um marco da internet, além de ser a primeira vez na história que a Copa do Mundo tem jogos transmitidos por um streamer no Brasil.