Na semana passada, a Vero Internet divulgou seu resultado financeiro referente ao terceiro trimestre de 2022, onde registrou um lucro ajustado de R$ 6,33 milhões, um recuo de 43,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a empresa, o impacto foi causado pelo aumento de custos e despesas operacionais devido a expansão da rede própria e por fusões.
Sua receita operacional líquida chegou a casa de R$ 185,8 milhões, um crescimento de 82,2% em relação ao mesmo período de 2021. O EBITDA Ajustado, que exclui os desembolsos não recorrentes de atividades de aquisições e plano de ações, foi de R$ 96 milhões, contra R$ 46 milhões no 3TRI21, representando um crescimento de 108,8%, com margem EBITDA de 51,7%.
A empresa explica que o aumento se deu pelas aquisições feitas este ano e pelo crescimento de sua base de clientes e forma orgânica. No consolidado, os investimentos entre janeiro e setembro da Vero totalizaram R$ 425,5 milhões, sendo que R$ 208,2 (ou 48,9% do total), referente a atividades de M&A e integrações.
“Encerramos o período em 200 cidades e 721,7 mil clientes, com uma extensa rede de cobertura que abrange 2,7 milhões de Homes Passed (HP – quantidade de domicílios que estão cobertos pela rede de FTTH da Vero) uma expansão geográfica de 74,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior”, diz Fabiano Ferreira, CEO da Vero Internet.
Segundo o executivo, houve crescimento também no mercado endereçável, com 4,5 milhões de Addressable Homes Passed (AHP – quantidade total de domicílios das cidades em que a companhia está presente), incluindo empresas e domicílios. Essa métrica se refere ao potencial de expansão das redes nos mercados onde a Vero tem presença.
“Nesse trimestre, a extensão da Rede Vero totalizou 29,6 mil km, combinando mais de 20,9 mil km de fibra óptica e 8,8 mil km de backbone, uma cobertura singular para continuar acelerando o crescimento da Companhia”, afirma.
Ferreira também acrescenta que até então se deu início a operação em 12 cidades, sendo que sendo oito de Minas Gerais e quatro no Rio Grande do Sul. “As adições líquidas orgânicas atingiram 22,5 mil assinantes, ou uma média de 7,5 mil novos clientes por mês, o que representa 12,2% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado”, acrescenta Ferreira.