As plataformas YouTube Premium e YouTube Music atingiram a marca de 80 milhões de assinantes. O valor inclui clientes que estão em período de testes. Porém, no mesmo recorte de 2021 o valor era de 50 milhões.
Esses valores são relacionados a assinantes do mundo todo. O crescimento de 30 milhões impacta por si só, mas também pela progressão positiva. Durante os anos de 2020 a 2021 o aumento foi de 20 milhões.
YouTube tem focado na experiência do usuário
Os responsáveis pela análise dos números do Youtube, tanto na versão Premium quanto na plataforma Music, acreditam que esse crescimento se dá por causa da construção do serviço de assinatura de música que coloca os fãs em primeiro lugar.
Em setembro, o YouTube anunciou que contribuiu com receita de US$ 6 bilhões para a indústria musical. E parte disso, 30%, é resultado do conteúdo criado pelos usuários, todos esses milhões de assinantes.
O YouTube acredita que não ter anúncios entre os conteúdos mais a disponibilidade de reprodução tanto em segundo plano, como offline na TV ou nos celulares, são grandes diferenciais que tem atraído o novo público para assinatura.
Recentemente a plataforma adicionou o recurso Afterpartys. Com ele é possível que os usuários acessem conteúdos exclusivos em lives, e dá acesso também a descontos no hardware mais recente nos serviços Google.
Outro motivo que a empresa atribui ao crescimento neste ano foi a realização de parcerias. Ambos modelos de assinatura tiveram acordos com a Samsung, a SoftBank, a Vodafone e a LG U+.
O YouTube Premium permite que o assinante assista vídeos na plataforma sem assistir nenhum anúncio. Ou seja, é uma navegação livre de propagandas, criada em 2014. Já o YouTube Music é um streaming de músicas, criado em 2015, que permite que o usuário ouça as faixas preferidas de diversos artistas.