A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, anunciou nesta quarta-feira, 7 de dezembro, que a partir do dia 12 de dezembro, vai simplificar a maneira como usuários externos tentam acessar os sistemas online da agência. Agora será necessário apenas os mesmos dados da conta do Governo Federal.
De tal forma, quem desejar fazer o login no site da Anatel para qualquer necessidade, sendo um usuário externo, basta ter em mãos os números do CPF e senha que usa para acessar o portal do Governo Federal, o gov.br.
A agência lembra que alguns dos seus sistemas já tem essa atualização, porém agora haverá uma padronização. Ou seja, a conta do gov.br será a única forma de acessar.
Sendo assim, a instituição afirma que busca simplificar o acesso da população aos seus sistemas, pois considera importante a facilidade do cidadão ir até lá. Veja abaixo um trecho do comunicado disponibilizado em seu site:
“Com essa medida, a Anatel busca tornar mais simples o uso dos sistemas pelos usuários externos, considerando a facilidade de acesso, a diversidade de serviços governamentais e a quantidade de cidadãos que já utilizam a conta gov.br.”
A Anatel também afirmou que até junho de 2022 já foram contados 130 milhões de usuários (apenas pessoas físicas) e 4,9 mil serviços acessíveis a partir desse recurso.
A instituição acrescentou também que essa padronização dos acessos aos sistemas do seu site foi criada dentro das estratégias de Transformação Digital, que estão sob regulação do Governo Federal, amparadas pela Lei do Governo Digital.
Com isso, é permitido que haja verificação da identidade do usuário, antes do acesso para os serviços digitais do governo.
Para mais detalhes sobre essa notícia, acesse o site da Anatel e confira o comunicado completo que a agência publicou sobre essa mudança no acesso aos seus sistemas.