A Apple está incomodando as grandes e pequenas empresas ao atrapalhar a publicidade direcionada. O aplicativo Tracking Transparency (ATT), que faz parte do sistema da empresa, serve para impedir que outros programas façam o rastreio do uso do aparelho.
Ou seja, o ATT não permite que outras empresas consigam ter acesso aos gostos de navegação do usuário. Dessa forma fica difícil fazer publicidade direcionada. Aquele tipo de comercial feito com base nos gostos do consumidor.
Com isso, houve protestos principalmente em países europeus, por conta do uso dessa plataforma. Empresas pequenas e grandes como a Meta ficam inviabilizadas de seguir com a publicidade direcionada por causa desse mecanismo da Apple.
A dona do Facebook, Meta, ao surgimento do aplicativo, informou que isso custaria 10 bilhões de dólares. A empresa tem feito contas dos seus prejuízos, já que tem enfrentado dias complicados por causa do alto investimento no metaverso, que por sua vez não gera muitos retornos.
Mark Zuckerberg, o presidente da Meta, disse na última semana ao The New York Times, que a maioria dos lucros da telefonia móvel pertence à Apple.
Além disso, a Snap, empresa do Snapchat, também fez declarações sobre a relação com a Apple, pois é um dos aplicativos que dependem da publicidade direcionada. Segundo a empresa, foi necessário rever planos e demitir funcionários por causa da Apple.
Todas essas informações foram recolhidas pela AFP – Agence France-Presse, uma agência de notícias da França. A Apple foi procurada para falar sobre o assunto, porém não emitiu nenhuma nota ou comentários sobre o tema.
Redes sociais no geral e qualquer aplicativo que não cobra nada pelo uso retira lucros através da publicidade direcionada. Por isso há as reclamações e informações de prejuízos, como os dois exemplos citados. Em tese, essa forma de renda fica nula com o uso do aplicativo da Apple.