O Speedtest mostra que o Brasil está entre os dez países com maior velocidade de download para usuários 5G, dentro de um recorte mundial. Esse resultado esteve no relatório da Ookla em relação ao terceiro trimestre de 2022.
Quem lidera a lista dos dez é a Coreia do Sul e os Emirados Árabes Unidos, tendo 516 Mbps e 511 Mbps respectivamente. O Brasil apareceu em décimo lugar, com velocidade um pouco maior que 300 Mbps.
Entre os outros países estão Bulgária, Singapura e Bahrein, sendo que eles estão estreando nessa lista de 5G mais rápidos do mundo.
Por outro lado, países como Noruega, Suécia, Taiwan e China que antes eram países que estavam presentes nessa lista, no terceiro semestre deixaram de estar. Veja abaixo a lista completa desse último relatório:
- Coreia do Sul
- Emirados Árabes Unidos
- Bulgária
- Qatar
- Arábia Saudita
- Singapura
- Kuwait
- Nova Zelândia
- Bahrein
- Brasil
Mundialmente a velocidade média de download do 5G ficou em 168 Mbps. E segundo o Ookla, com base no Speedtest esse resultado é pouco maior que a média registrada durante 2021. No ano passado a velocidade média era de 166 Mbps.
Já a média de velocidade para upload caiu. Também no comparativo global, em 2021 a taxa foi de 21 Mbps, e neste ano foi registrado 18 Mbps durante os meses de julho de setembro para os usuários de 5G.
A OoKla conta redes de quinta geração em 128 países durante este ano de 2022. No passo o número era menor, 112.
O relatório também apontou a disponibilidade do sinal 5G ou a quantidade de tempo que um usuário com um aparelho celular compatível com a tecnologia consegue se conectar à nova rede de internet móvel. Sobre isso o resultado deu em primeiro lugar os Estados Unidos, com 54% de disponibilidade, logo depois Chipre com 47% e em seguida a Coreia do Sul com 34%.