O ministério das comunicações já tem um novo nome: Juscelino Filho. Ele foi anunciado nesta quinta-feira, 29, pelo presidente eleito em 2022, Luís Inácio Lula da Silva, quando ele anunciou o restante da equipe de ministros do seu governo.
Juscelino Filho é deputado federal do partido União Brasil do Maranhão. Ele se tornou o escolhido após a desistência de Paulo Azi também do União (BA), que foi vetado pelo PT – Partido dos Trabalhadores.
Mais detalhes sobre o novo ministro das comunicações Juscelino Filho
O político escolhido pelo presidente eleito é médico e não tem nenhuma atuação no setor de comunicações. Anteriormente foi cotado como nome para o ministério do setor de turismo.
Porém, ele participa de frentes parlamentares relacionadas com o setor, como por exemplo a Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros e a Frente Parlamentar de Combate à Pirataria. Além disso, se manifestou em defesa de políticas de saúde digital.
Paulo Pimenta foi escolhido para a Secom
A Secretaria de Comunicações da Presidência será liderada por Paulo Pimenta, anunciado na mesma ocasião em que Juscelino Filho, quando o presidente eleito anunciou todos os ministros que restavam.
Ao contrário do novo ministro das Comunicações que faz parte do União, Paulo Pimenta é do PT, jornalista e técnico agrícola, além de ter experiência política no Brasil. Paulo Pimenta também é deputado federal pelo estado do Rio Grande do Sul.
Embora seja uma secretaria, a pasta terá status de ministério, por isso foi anunciado o represente hoje. No governo do presidente Jair Bolsonaro a Secom estava dentro do MCom.
Com isso, o presidente eleito, Lula, anunciou todos os ministros que vão compor a sua equipe neste novo mandato até 2026. Ao todo esse novo governo terá 37 ministérios, sendo 26 homens e 11 mulheres. A três dias da posse ele concluiu a divulgação de todos os novos nomes.