As rádios comunitárias estão com espaço aberto. O Ministério das Comunicações, MCom, abriu seleção para prestação de serviços de Radiodifusão Comunitária, Radcom. A notícia saiu nesta quinta-feira, 01. O edital prevê 71 canais FM para 19 estados.
O Ministério das Comunicações fez uma lista com todos os municípios que vão ser contemplados. Confira a lista ao final da matéria. Porém, destacou em notícia que Bahia e São Paulo têm sete municípios cada, com isso são os estados com mais cidades a participar.
A instituição avisou também que as fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos têm 60 dias para enviar a documentação necessária segundo modelo requisitado no edital que está disponível aqui.
Esse é o terceiro processo seletivo da Secretaria de Radiodifusão (Serad) que neste ano já conseguiu atingir 216 cidades no país. William Zambelli, diretor de Outorga e Pós-Outorga da secretaria de Radiodifusão, ressaltou que as rádios comunitárias ajudam na democratização de informação no país:
“A escolha das entidades para executar o serviço de radiodifusão comunitária nos canais disponíveis têm o papel fundamental de democratizar o acesso à informação no Brasil, além de levar cultura e entretenimento para a população.”
Como participar da seleção de rádios comunitárias
Para participar os interessados devem preencher o formulário eletrônico que está no Portal de Serviços do Governo Federal. É importante ingressar com a conta única, usada para acesso aos serviços eletrônicos através do Gov.br.
Qualquer pessoa física pode fazer a inscrição em nome da fundação ou associação comunitária. Só é preciso anexar os documentos que comprovam essa representação. E assim como todos os outros itens exigidos, o que prova a identidade de quem fez a inscrição também será avaliado pela Secretaria de Radiodifusão.
Toda a inscrição deve ser feita de forma eletrônica, junto com o anexo dos documentos solicitados. Depois basta fazer a impressão do requerimento, colher a assinatura dos dirigentes para anexar à inscrição.
Com o final do prazo de inscrições, quem estiver participando deve estar atento às notícias do portal do Ministério da Comunicação, para saber os próximos passos.
E, por fim, veja neste link o documento com todas as cidades participantes desse processo.