A Netflix planeja ter um ano de 2023 com faturamento que supera a do SBT e Record em publicidade, cuja pretensão a deixaria de igual para igual com a Globo em cinco anos. De acordo com documentos internos, a plataforma projeta para o próximo cobrir os prejuízos que teve com a perda de assinantes ocorrida este ano. Além disso, ainda aposta em um crescimento de até 30% com ganhos vindos de anúncios.
Segundo a plataforma, em 2023 haverá a perda de 500 mil assinantes, ficando abaixo dos 20 milhões pela primeira vez em dois anos. Os dados indicam que essa queda vai derrubar o faturamento em cerca de R$ 180 milhões ao longo dos próximos doze meses.
Entretanto, isso não é um problema, uma vez que a empresa pretende investir forte no mercado publicitário e criar planos diferentes para cada tipo de usuário. A ideia é contar com propaganda em séries nacionais, mas também em conteúdos internacionais e fechar pacotes fechados para todos os grandes produtos da empresa, assim como os interessados poderão fazer publicidades pontuais numa única série ou mesmo em episódios específicos, com preços competitivos do mercado.
Conforme documento da Netflix, a empresa espera que o mercado invista R$ 2,9 bilhões em publicidade que podem ser alcançadas por ela. Desses valores, espera-se chegar a 15%, ou seja, até R$ 450 milhões. Só com o advento da inserção de anúncios, na comparação com a queda de assinantes, o streaming prevê crescer R$ 270 milhões.
De acordo com o NaTelinha, em 2021, o streaming faturou R$ 7,98 bilhões no Brasil, mas em 2022 este número vai cair para R$ 7,5 bilhões. Para 2023, a previsão é que a arrecadação ultrapasse os limites dos R$ 9 bilhões, um crescimento de até 30% para os otimistas. Isto porque, além do lucro proveniente da publicidade, a plataforma também considera outros segmentos de renda.
Nos documentos também tem uma projeção anual e de médio prazo. Embora não tenha detalhes de como fará, para 2027, a plataforma pretende chegar a casa dos R$ 15 bilhões arrecadados.