A Netflix tem apostado em várias estratégias para o crescimento da empresa. Dessa vez, a plataforma assinou contrato com a Kantar Ibope e passa a ser cliente da companhia que fará medição de audiência do streaming no Brasil. Com isso, a partir de janeiro, será possível ter um panorama multiplataforma do desempenho do serviço em conjunto com as emissoras de TV aberta, assim como plataforma de vídeo sob demanda.
Antônio Wanderley, CEO da Divisão de Mídia da Kantar na América Latina, Espanha, APAC e África, fala da importância que é o acordo entre as empresas, que mostra como o serviço de streaming quer competir pela publicidade com a tradicional televisão aberta. “Nunca foi tão importante para as empresas de mídia ter acesso a uma visão única da audiência para maximizar sustentado“, diz.
“A decisão da Netflix de aderir ao nosso serviço fortalece ainda mais nossa medição de audiência aceita pela indústria”, completa.
Agora que a Netflix é cliente da Kantar Ibope, sua “caixa preta” de audiência será finalmente revelada. Pablo Perez De Rosso, vice-presidente de estratégia, planejamento e análise da Netflix, explica que devido a mudança nos hábitos de visualização, com a parceria será possível medir esses comportamentos. “Como os hábitos de visualização mudam, apoiamos os esforços da Kantar para fornecer medições de audiência multiplataforma que melhorem nossa compreensão dos comportamentos do público“, conta.
“Estamos entusiasmados com a oportunidade de aumentar nossa participação e entreter mais assinantes com programas e filmes imperdíveis”.
Desde que surgiu, a Netflix sempre manteve segredo das suas audiências, sendo que quando divulgava algo, anunciado um número aqui outro ali sobre suas séries, como revelou de títulos como La Casa de Papel, 365 Dias e Stranger Things, mas não era tão detalhado, o que mudará com a Kantar Ibope.
Agora, a plataforma promete mensuração para divulgar os índices mais frequentes, e consequentemente, montar uma estratégia para disputar a receita publicitária com as TVs abertas.
Vale ressaltar, que o serviço de streaming já conta com uma versão mais barata de plano que é suportado exatamente por publicidades, cujo objetivo é atrair novos assinantes, e também atrair novos anunciantes.