A Qualcomm, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, levará WiFi 6E através de um ponto de conexão em outdoor, na cidade de São Paulo, durante os próximos dois meses. A instalação da infraestrutura aconteceu no último sábado, 3.
A expectativa é que essa internet oferecida através do WiFi 6E ofereça conexão estável, com velocidade e menor latência. A localização dos equipamentos fica na Rua Gabrielle D’ Annunzio, região de muitos restaurantes, que conta com o apoio da Associação Campo Belo Gastronomia.
Na capital de São Paulo, o WiFi público funciona nas bandas 2,4 GHz e 5 GHz de quinta geração, ou seja, o WiFi 5. E essa rede instalada neste sábado inclui a banda de 6 GHz.
Segundo Hamilton Mattias, diretor de produto da Qualcomm, todo mundo que tiver um celular que se conecte ao WiFi 6E vai conseguir ter acesso a uma internet de boa velocidade.
“Todo mundo que tiver um celular que suporta a sexta geração [de WiFi] e a banda de 6GHz, que a gente chama de WiFi 6E, vai poder usufruir dessas maiores velocidades […] Quem não tiver o suporte a essa terceira banda também vai usufruir [do WiFi], mas nas outras bandas.”
Além da Qualcomm, outras empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação também tiveram participação nesse projeto. A Telim fez a oferta da banda larga, a Cambium participou com os pontos de acessos WiFi 6E e um enlace ponto a ponto na faixa 6GHz e a Tecexpert instalou equipamentos.
A Qualcomm usa um plataforma de Automated Frequency Coordination (AFC), para que o sinal opere sem interferências, assim a rede não vai se misturar com outras que existem na região.
Esse projeto serve para testar a tecnologia e a plataforma AFC, segundo disse Francisco Soares, vice-presidente de Relações Governamentais da Qualcomm. E Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel, afirmou que o WiFi 6E é um complemento ao 5G.