Novos satélites foram enviados pela SpaceX na quinta-feira, 08, para a OneWeb. Ao contrário do comum, o novo envio não foi para ampliar a constelação que serve de sinal para Starlink, que pertence a empresa.
Foram colocados 40 satélites de baixa órbita para servir a concorrente da Starlink, OneWeb, que também é parceira da SpaceX.
Lembrando que a Starlink, provedora de internet via satélite, faz parte do domínio da da SpaceX, empresa do milionário Elon Musk. Porém, recentemente, a grande empresa de transporte espacial, fez recentemente uma parceria com a outra provedora de internet.
O lançamento foi feito de acordo com o que foi combinado em março, quando a OneWeb ficou impedida de usar o foguete Soyuz, da Rússia. Para levar os 40 satélites a SpaceX usou o foguete Falcon 9, que partiu do Kennedy Space Center, que fica no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.
Todos os satélites foram colocados com sucesso, segundo afirmação da OneWeb. E assim, a empresa passa a ter uma constelação de 502 satélites de baixa órbita, o que equivale a 80% do previsto para a primeira geração da frota. Sendo que o plano é ofertar cobertura global em 2023.
Com esse novo lote de satélites em órbita a provedora de internet vai complementar a cobertura que oferece nos Estados Unidos, continente europeu e algumas partes do Oriente Médio e Ásia. Além disso, partes do Pólo Sul e o paralelo 35 S, mais partes da América do Sul, sul da Austrália e África do Sul também serão beneficiadas.
A OneWeb tem entre os seus acionistas o governo do Reino Unido e recebeu licença de 15 anos para funcionar no Brasil. Com esse lançamento, a empresa chega a sua décima quinta missão, sendo que desde o último impedimento com a Rússia, tem estabelecido parcerias com lançadoras, como a SpaceX.