A era de Elon Musk no Twitter segue dando o que falar! Agora a rede social suspendeu as contas de jornalistas que já fizeram reportagens sobre o CEO da plataforma. Com isso, profissionais de vários jornais como CNN, Washington Post e New York Times tiveram contas suspensas.
Normalmente as contas são banidas no Twitter, ou em qualquer outra rede social, quando há violação das regras. Porém, não foram esclarecidas quais regras esses jornalistas burlaram.
Explicação de Elon Musk e do Twitter
A maioria dos perfis foram suspensos ontem à noite, 15, e segundo o que Elon Musk publicou na sua conta do Twitter, está havendo relação com o fato de ter sua localização exposta por um usuário.
Além disso, um porta-voz da rede social afirmou para o site The Verge que a suspensão estava relacionada ao compartilhamento em tempo real da localização, confirmando o que Musk disse.
Um porta-voz do The New York Times disse que essas suspensões foram questionáveis e infelizes. E também disse que não houve nenhuma explicação do que aconteceu de fato.
Já a CNN disse que foi uma suspensão impulsiva, sem justificativa. E ainda afirmou que o silenciamento de repórteres é preocupante, mas não surpreende em nada. A emissora também pediu uma explicação ao Twitter e disse que vai reavaliar o relacionamento com a rede social de acordo com a resposta que tiverem.
Musk não fez nenhum comentário direto sobre as suspensões, mas postou as seguintes palavras:
“Me criticar o dia todo não tem problema, mas divulgar minha localização em tempo real, colocando minha família em perigo, tem.”
A Chefe de confiança do Twitter, Ella Irwin, reafirmou para o The Verge que toda essa situação está ligada ao compartilhamento da localização de terceiros em tempo real, seja diretamente ou por links.
Segundo ela, a rede social adotou essa regra na última quarta-feira. E disse também que vai haver suspensão de todas as contas que estiverem de encontro com as regras da rede social.
E acrescentou que: “Não fazemos exceções a esta política para jornalistas ou quaisquer outras contas”.