No dia 24 deste mês, quando acontece a próxima reunião do Gaispi (grupo que coordena as ações de liberação da frequência de 3,5 GHz para o 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve autorizar a liberação do uso da faixa de 3,5 GHz para o 5G em 78 cidades. Essa nova leva consta municípios do mais diversos tamanhos, que fazem parte dos clusters das capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.
Nessa nova lista de cidades, a maior parte são da região metropolitana de São Paulo, mas também há cidades das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Belém entre outras. Ao todo, são municípios e 10 estados e em quase todas as regiões do País (exceto Centro Oeste).
A Anatel tem antecipado a liberação da faixa em cidades que cujo calendário só estava previsto para daqui a alguns anos. Estas cidades fazem parte de um conjunto de 480 municípios que estão nesse processo de antecipação, que estão sendo feitas nessas localidades por serem adjacentes a áreas em que o 5G já pode ser ativado na faixa de 3,5 GHz.
Ao todo, são municípios e 10 estados e em quase todas as regiões do País (exceto Centro Oeste). Algumas das cidades, com menos de 30 mil habitantes, só precisariam estar liberadas a partir de 2026, mas estão sendo antecipadas agora.
Entretanto, o conselheiro Moisés Moreira, presidente do Gaispi, explica que a liberação do uso da frequência não quer dizer que o 5G será ativado nessas cidades, uma vez que dependerá da decisão estratégica e comercial de cada operadora que arrematou frequências e poderá atuar nessas localidades.
“Estamos apenas antecipando a liberação de espectro porque percebemos que isso era possível, em se tratando de cidades que estão próximas a regiões já liberadas e onde não há nenhum risco de interferência. Mas o início da operação do serviço em 5G dependerá da estratégia de cada empresa, respeitados os prazos máximos previstos no edital”.
Ou seja, embora esteja com a frequência liberada, as operadoras não são obrigadas a ativar o sinal de forma imediata nessas cidades, podendo aguardar o prazo limite previsto no edital.
Confira a lista das cidades:
- Alumínio/SP
- Araçoiaba da Serra/SP
- Araquari/SC
- Arujá/SP
- Balneário Barra do Sul/SC
- Barueri/SP
- Benevides/PA
- Betim/MG
- Cabo de Santo Agostinho/PE
- Caieiras/SP
- Cajamar/SP
- Camaragibe/PE
- Carapicuíba/SP
- Cariacica/ES
- Chácara/MG
- Coronel Pacheco/MG
- Cotia/SP
- Cravinhos/SP
- Embu das Artes/SP
- Embu-Guaçu/SP
- Farroupilha/RS
- Ferraz de Vasconcelos/SP
- Flores da Cunha/RS
- Francisco Morato/SP
- Franco da Rocha/SP
- Fundão/ES
- Garuva/SC
- Guaramirim/SC
- Guarapari/ES
- Guararema/SP
- Hortolândia/SP
- Ibiporã/PR
- Ibirité/MG
- Igarapé/MG
- Indaiatuba/SP
- Itapecerica da Serra/SP
- Itapevi /SP
- Itaquaquecetuba/SP
- Itu/SP
- Itupeva/SP
- Jacareí/SP
- Jaguariúna/SP
- Jambeiro/SP
- Jandira/SP
- Japeri/RJ
- Mairinque/SP
- Mairiporã/SP
- Mário Campos/MG
- Marituba/PA
- Matias Barbosa/MG
- Mauá/SP
- Mogi das Cruzes/SP
- Monte Mor/SP
- Pirapora do Bom Jesus/SP
- Poá/SP
- Queimados/RJ
- Ribeirão das Neves/MG
- Ribeirão Pires/SP
- Rio Grande da Serra/SP
- Santa Bárbara do Pará/PA
- Santa Isabel/SP
- Santa Izabel do Pará/PA
- Santana de Parnaíba/SP
- São Gonçalo dos Campos/BA
- São Joaquim de Bicas/MG
- São Lourenço da Serra/SP
- São Marcos/RS
- Sarzedo/MG
- Schroeder/SC
- Serrana/SP
- Sumaré/SP
- Suzano/SP
- Taboão da Serra/SP
- Tamarana/PR
- Valinhos/SP
- Vargem Grande Paulista/SP
- Viana/ES
- Votorantim/SP