A conectividade nas escolas continua em baixa no Brasil. A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, divulgou alguns dados sobre o assunto e diz que o país registrou 9,5 mil instituições de ensino sem acesso a internet.
A agência deixou todos os números sobre conectividade nas escolas disponibilizado em uma página dedicada a isso no site da própria Anatel. Clique aqui para ter acesso a todas as informações divulgadas.
Dados gerais sobre a conectividade das escolas no Brasil
No final de 2022, 3,4 mil escolas do Brasil não tinham acesso a energia elétrica, 9,5 mil não tinham acesso à internet e 46,1 mil não tinham laboratório de informática.
Sem luz, quatro estados tinham mais de 10% das instituições de ensino: Acre (35,3%), Roraima (21,5%), Amazonas (19,9%) e Pará (12,2%). Porém, em 11 dos 27 estados tem 100% das escolas com eletricidade.
No Acre, 90,9% das escolas não têm laboratório de informática. Já no Maranhão (89,6%) e Pará (86,1%) são o segundo e terceiro com o maior percentual de escolas sem laboratório no País. E o Distrito Federal possui o menor percentual de escolas sem laboratório (39,5%).
A disponibilização dessas informações foi feita pelo Gape
A organização desses dados em dashboard foi feita pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas, o Gape, criado em função do Edital do Leilão do 5G.
As operadoras que venceram e conquistaram a faixa de 26 GHz firmaram o compromisso de investir R$ 3,1 bilhões em conectividade nas escolas públicas. Segundo a Anatel, na página inicial do painel é possível encontrar as seguintes informações:
- a quantidade total de escolas públicas federais, estaduais e municipais de educação básica em atividade;
- o número total de escolas urbanas e rurais;
- o número de escolas sem internet, tanto urbanas quanto rurais;
- o número de escolas sem laboratório de informática; e
- o número de escolas sem energia elétrica.
É possível ainda fazer pesquisas com filtros por região, por Unidade da Federação, por município, pelo nome da escola, pelo programa de conectividade que eventualmente já atenda a instituição, pela dependência (federal, estadual, municipal ou privada), pela localização (urbana ou rural) e pela localização diferenciada (área de assentamento, área quilombola ou terra indígena).
Além disso, é possível visualizar, em cada estado, as escolas que tem ou não internet. E todos os dados podem ser exportados em formato de planilha.