A FAA – agência de aviação dos Estados Unidos, anunciou na última segunda-feira, 09, um pedido para que os veículos aéreos, tanto de passageiros quanto os cargueiros, sejam equipados com altímetro tolerantes à banda C, que é a mesma usada no 5G.
Segundo a agência de notícias Reuters, que divulgou a informação sobre a proposta da FAA, há uma preocupação de que o sinal do 5G interfira nos altímetros dos aviões.
Dessa maneira, pode haver intromissão do sinal da internet de quinta geração, no sinal que fornece dados sobre a altura do avião acima do solo. E esse tipo de informação é necessária para ocasiões que exigem pousos com mau tempo, por exemplo. Situação essa que levou a diversas interrupções de aeroportos nos Estados Unidos.
Qual a proposta da FAA
A FAA deseja que as companhias aéreas façam uma revisão dos manuais de voo e proíbam pousos de baixa visibilidade. Essa decisão deve valer a partir de 30 de junho e só não precisa ser considerada caso os retrofits sejam concluídos nas aeronaves.
A Verizon e AT&T, ambas empresas de telefonia dos Estados Unidos, concordaram em junho de 2022 em adiar o uso da banda C no 5G em um ano, mais precisamente para julho de 2023. Segundo as operadoras, esse seria um tempo para que as companhias aéreas iriam se adequar para que os aviões fossem modernizados e o 5G não interferisse negativamente em nenhum sinal.
Segundo a Reuters, algumas empresas aéreas internacionais demonstraram alguma resistência para instalar filtros de sinal sem que houvesse uma exigência legal e oficial da FAA.
5G na aviação
Recentemente, no início de dezembro de 2022, a União Europeia liberou o uso da rede. Foi um grande marco, um avanço para esquecer a função do “modo avião”, porém, é restrito a Europa.
Embora o sinal de telefonia móvel já não interfira mais como antes na aviação, ainda há diversas questões que impedem o uso da internet móvel nas viagens pelos ares. Mas, o 5G promete revolucionar também nesta área. Resta aguardar para saber como vão se comportar as interferências de sinal e se esse uso vai ser realmente viável.