Novo modem 5G homologado pela Anatel menciona a Claro nas documentações de liberação. O dispositivo MC8020 é fabricado pela ZTE e é destinado para o uso em banda larga fixa. As utilizações para esse aparelho podem mudar a forma como a nova internet tem chegado aos consumidores no Brasil.
Esse aparelho, o modem ZTE MC8020 se conecta às redes 3G, 4G e 5G, tem suporte no formato Standalone (SA) e Non-Standalone (NSA).
O dispositivo deve suportar todas as bandas que são relevantes para a rotina do Brasil: 1,3,5,7,28,40 e 78. Porém, ele não oferece nenhum suporte para as frequências mmWave.
É válido detalhar também que esse modem compartilha a internet por meio do Wi-Fi 6, portanto é uma conectividade de alta velocidade. Mas, se houver necessidade é possível fazer conexão via cabo por meio das portas Ethernet.
Esse aparelho tem NFC para conexão rápida ao Wi-Fi, ou seja, só precisa o celular estar encostado nele e ser compatível para que seja feita a conexão, sem a necessidade de uso de senha.
O modem também tem entrada para chip nanoSIM e uma porta RJ-11, sendo assim o usuário pode fazer ligações se conectar um telefone fixo.
Quando deve custar esse modem 5G da ZTE?
O MC8020 já foi lançado pela ZTE há algum tempo, na Mobile World Congress de 2021, porém não se sabe quando ele vai chegar para ser comercializado dentro do Brasil. Embora a homologação da Anatel indique que isso já está próximo.
Porém, quem tiver grande interesse em adquirir e quiser fazer a importação é possível achar o aparelho em sites do exterior custando por volta de US$ 400, o que equivale a R$ 2,2 mil.
A relação com a operadora Claro
No manual do CPE da ZTE é possível ver uma foto ilustrativa mostrando o software personalizado da Claro. Isso chama atenção porque nenhuma operadora lançou planos de 5G para uso em banda larga fixa.
A equipe do Minha Operadora procurou a Claro para saber mais detalhes e ter um parecer da empresa, porém até o fechamento desta matéria não houve nenhuma resposta sobre o assunto. Caso haja retorno, o texto será atualizado.