22/12/2024

MTur pede que MCom invista no 5G em destinos turísticos

Destinos turísticos sem internet público tem sido uma preocupação, por isso o desejo no investimento no 5G.

O 5G deve ser investido em destinos turísticos, sugere o Ministério do Turismo, o MTur. A ideia é oferecer dados de conectividade pública gratuita. O assunto foi discutido na última terça-feira, 24, em reunião entre Daniela Carneiro, responsável pela pasta, e Juscelino Filho, ministro das Comunicações

Turista

Para o Ministério do Turismo, é necessário fazer um estudo atualizado sobre a conectividade nas cidades turísticas e quem deve solicitar isso é o Ministério das Comunicações. 

Sendo assim, com um estudo em mãos será possível criar rotas de destinos para levar o 5G para regiões turísticas. 

O MTur já fez um levantamento sobre conectividade, porém foi em 2020. Na ocasião identificou que 74% das 30 rotas que definiram como estratégicas (distribuídas em 158 cidades), não tinham internet gratuita nos maiores pontos turísticos. 

Segundo a pasta, esse problema foi causado pela falta de planejamento e estrutura dos municípios em questão. 

A ministra sugeriu que fosse feito um Grupo de Trabalho para conversar sobre o assunto e dar andamento a implementação da tecnologia 5G em cidades turísticas pelo país. 

Juscelino Filho disse que o estudo vai ajudar em diversas questões técnicas que são necessárias para que a internet pública gratuita seja viável nessas cidades:

“onde é que precisa chegar com a fibra, com o satélite, como é que resolve; aonde é rodovia, onde é praça e planejar a execução: o que o ministério consegue executar por meio da Telebras, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ou abrir parceria com os pequenos provedores ou as grandes operadoras”.

Porém, o MCom reforça que o foco maior do ministério, neste momento, é a inclusão digital. Há uma possibilidade de olhar com mais atenção esse assunto das rotas turísticas, porém, muitas partes do país, como porções da região Norte, não tem nem cobertura das grandes operadoras de telefonia. E essa é uma demanda que a pasta já disse que vai trabalhar com mais ênfase.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários