De acordo com a Kantar Ibope, os telespectadores estão demandando da TV aberta, especificamente da Rede Globo, e estão migrando para os serviços de streaming. Pelo menos, foi o que a empresa registrou neste domingo (22) quando a emissora foi ultrapassada pelas plataformas, cujo caso também ocorreu na última sexta-feira (20).
Conforme consta no relatório do Ibope, que o NaTelinha teve acesso, entre o meio-dia e 18h domingo, a Globo apresentou uma média de 9,3 pontos, enquanto que os streamings somaram 10,0 pontos. Ou seja, os consumidores estão preferindo assistir alguma plataforma ao invés de acompanhar a programação da emissora carioca.
Na sexta-feira, o momento foi semelhante. À tarde, embora a Globo tenha liderado a audiência, a diferença foi pequena, sendo que a emissora obteve 10,4 de média, enquanto que o streaming ficou com 10,3 pontos. Já na madrugada, a Rede Globo perdeu para as plataformas, obtendo 4,2 pontos e 21,5% das TVs ligadas, enquanto que o streaming pontuou 4,8 pontos e 24,6% dos aparelhos sintonizados.
Ranking da audiência no domingo (22):
- 1º Streaming – 10 pontos
- 2º Globo – 9,3 pontos
- 3º Record – 6,8 pontos
- 4º SBT – 5,9 pontos
- 5º TV paga – 4,4 pontos
- 6º Band – 1,1 pontos
- 7º TV Cultura – 0,4 ponto
- 8º RedeTV! – 0,1 ponto
Quando se trata de participação no mercado, a TV aberta ainda lidera, sendo que na sexta-feira ficou com 57,9% da participação das TVs sintonizadas, em seguida o streaming com 22,3% e a TV a cabo com 7,8%. Para melhor entendimento, isto significa que a cada 100 TVs ligadas, no domingo, 22 assistiam ao streaming na Grande São Paulo.
Segundo os dados da Kantar Ibope, a audiência da Rede Globo está sob ameaças. Na sexta-feira, na Grande São Paulo, a emissora teve média de 12,3 pontos entre 06h e meio-dia, que é o horário considerado oficial para o mercado publicitário. Nesse mesmo período, a audiência do streaming (9,2) e da TV por assinatura (3,2), juntas, ultrapassou a da Globo.
Em relação à participação de televisores ligados, os dados também não são animadores para a emissora carioca. Na sexta-feira, a Globo fechou com 29,7%, isso significa que a cada 100 televisores, cerca de 30 sintonizaram na emissora. O streaming teve 22,3% da participação, enquanto o share da TV paga foi de 7,8%, ou seja, somados os dois chegaram a 30,1%, ultrapassando novamente a líder de audiência.
No domingo, os dados não alteraram muita coisa. A Globo teve média de 1,4 pontos, com 36,5% de share. A TV por assinatura ficou com 3,9 pontos de média, sendo 9,8% de participação e o streaming teve 9,1 pontos, com 22,6% de participação. Juntas, tiveram 13 pontos e 32,4% de participação.