No último sábado (21), em uma postagem em seu perfil no Twitter, Elon Musk anunciou que deve lançar uma nova versão de assinatura com preço mais alto, mas livre de publicidade na plataforma. “Haverá uma assinatura com preço mais alto que permite zero anúncios”, afirmou o empresário. A medida é uma tentativa de aumentar a receita da rede social e a demanda por sua oferta premium.
O bilionário ainda pontuou que os anúncios são muito grandes e muito frequentes. Essas foram as únicas informações oficiais divulgadas até o momento. Ainda não é possível estipular o valor do novo plano do Twitter. Contudo, o magnata afirmou que novidades deverão ser anunciadas nas próximas semanas.
A nova assinatura faz parte de um dos objetivos de Elon Musk desde que assumiu a plataforma, que é o de reduzir a dependência da rede social por anúncios e aumentar a receita a partir de assinaturas.
Atualmente, o esquema de verificação já tem algumas oscilações de preço. No iOS e Android, o serviço tem um custo de US$ 11 mensais, contra o valor original de US$ 8. Foi essa forma que a o Twitter encontrou para compensar a perda na comissão cobrada pela Apple e pelo Google em compras dentro do app.
Desde que o bilionário assumiu o Twitter, a receita publicitária da companhia vem caindo, sendo que em 2021, os anúncios correspondiam a 90% da receita. Segundo o The Guardian, a queda diária das receitas publicitárias tem sido na ordem de 40%, com grandes companhias, como Audi e Pfizer, interrompendo os anúncios na rede.
Em novembro do ano passado, em email interno, Elon Musk reforçou que o futuro da plataforma depende de assinaturas. “Sem uma receita significativa de assinaturas, há uma boa chance de o Twitter não sobreviver à crise econômica que se aproxima. Precisamos que cerca de metade de nossa receita seja de assinaturas”, escreveu.
Confira o tuite: