Devido às fortes chuvas que atingiram o litoral Norte de SP (São Paulo), tiveram os serviços de telecomunicações afetados, deixando a população e até as equipes de resgate sem comunicação. A tragédia derrubou postes e rompeu redes de fibra fundamentais para a comunicação na região.
Até o momento, foram registradas 48 mortes, mas ainda não se sabe ao certo quantas pessoas estão desaparecidas. Entre 38 e 57 vítimas precisam ser encontradas, de acordo com dados oficiais.
Quando procuradas sobre as ações para estabelecer a comunicação nas áreas atingidas, as operadoras não dão detalhes sobre os serviços afetados no litoral norte de SP, apenas comunicam as dificuldades das equipes para retomar com os serviços na região.
No caso da Claro, a operadora esclarece que seus clientes podem ter tido dificuldades para acessar os serviços, uma vez que houve rompimento de fibra ocasionada por quedas de árvores, e também pela falta de energia, causada pelas fortes chuvas na região.
“A Claro informa que a sua rede está funcionando próximo da normalidade no Litoral Norte de São Paulo, sendo que opera com mais de 95% de seus sites. Novos casos específicos estão sendo tratados pontualmente”.
Entretanto, a operadora vai além e se solidariza com a população atingida. Com isso, concede um bônus gratuito de 5GB de internet móvel para todos os clientes da região. Linhas pré-pagas ativas e sem crédito no momento também podem fazer uso do bônus, que tem validade de 7 dias.
“A Claro ainda se solidariza com a população atingida pelas fortes chuvas na região. A operadora irá conceder um bônus gratuito de internet móvel para todos os clientes da região, inclusive para linhas pré-pagas ativas e sem crédito no momento. O bônus tem validade de 7 dias e oferece 5GB, que pode ser utilizado também em aplicativos de mensagem, buscando auxiliar nas comunicações emergenciais necessárias nesse momento.”
No caso da TIM, a mesma apenas confirmou oscilações na rede e que há estruturas que foram atingidas em áreas de difícil acesso, ressaltando que a maior parte das suas antenas ficam justamente em São Sebastião, área mais afetadas pelas chuvas. A Vivo afirmou que boa parte das regiões afetadas já estão com seus serviços restabelecidos.
As áreas atingidas também estão recebendo suporte e apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Ministérios das Comunicações (MCom), da Telebras, além da Conexis Brasil Digital, organização que representa Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo.