O Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, está acontecendo no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, até este domingo, 26. E no evento a Claro está promovendo uma ação, que segundo a operadora, é inédita na América Latina: o 5G Broadcast, que pode ser experimentada por quem estiver no espaço da operadora no evento.
Considerada a evolução da TV Digital, a novidade possibilita o acesso ao sinal de TV sem a necessidade de aplicativo ou assinatura, permitindo maior interação com a transmissão, a partir das maiores velocidades e latência ultrabaixa proporcionadas com a chegada do 5G.
Como funciona a ação da Claro no Rio Open
Durante o torneio, o sinal do Claro 5G+ é transmitido do estande da operadora Claro para dispositivos da Qualcomm Technologies. Diferente de uma transmissão comum, o 5G Broadcast leva ao usuário que estiver assistindo às partidas do Rio Open a possibilidade de interagir com anúncios, comunicados, enquetes e até mesmo escolher por qual câmera assistir.
Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro, essa ação no Rio Open é uma forma única de mostrar conteúdos da TV digital em smartphones.
“A Claro sempre esteve na vanguarda, trazendo as principais inovações e tecnologias para o país e, agora, é a primeira a demonstrar o 5G Broadcast em um evento esportivo tão relevante como o Rio Open. Isso faz parte do nosso compromisso de oferecer continuamente novos serviços e experiências aos nossos clientes”.
Para que a ação fosse possível a provedora juntou a velocidade do 5G à transmissão oficial do evento e ainda contou com suporte da Rohde & Schwarz, empresa de transmissão e tecnologias. Além disso, a Qualcomm Technologies é a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e pelos dispositivos utilizados. Assim, os visitantes do Rio Open podem testar a novidade em primeira mão.
Para o vice-presidente de Sistemas de Transmissão e Amplificação da Rohde & Schwarz, Manfred Reitmeier, a tecnologia 5G Broadcast tem o potencial de transformar a forma como os serviços de conteúdo são entregues sem comprometer os serviços celulares móveis existentes.
“Estamos entusiasmados em mostrar aos visitantes do Rio Open o que é possível com a tecnologia atual e dar a eles uma amostra de um cenário de transmissão 5G do mundo real. Estamos orgulhosos pela colaboração com a Claro e a Qualcomm Technologies enquanto trabalhamos para impulsionar o 5G e mostrar aos parceiros e clientes exatamente o que eles podem alcançar”.
O diretor sênior de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm Brasil, Fiore Mangone, também comemora a parceria e aponta a demonstração como o primeiro passo.
“À medida que o 5G avança na próxima década, prevemos que as necessidades das emissoras, provedores de conteúdo, operadoras e usuários continuarão evoluindo. A 5G Broadcast não apenas atende a essas necessidades, mas também é uma plataforma flexível que pode se expandir para oferecer suporte a novos aplicativos e oferecer experiências futuras”, avalia.
Outra inserção da operadora
Além dessa ação, a Claro também destaca o ambiente Cloud Gaming, onde os visitantes podem jogar online pelo celular, por meio da nuvem, com velocidade de computador, sem travar e nem ocupar espaço de armazenamento no dispositivo.
Patrocinadora master do Rio Open desde 2014, a Claro também promoveu ações especiais para seus clientes, com pré-venda exclusiva e desconto de 35% para os clientes Claro Clube, que também puderam concorrer à oportunidade de participar de um meet & greet com tenistas renomados e à possibilidade de aprender e jogar com profissionais da ATP.
Para a diretora de Marca e Comunicação da Claro, Ane Lopes, o patrocínio do único ATP 500 da América do Sul é motivo de orgulho e uma oportunidade de relacionamento.
“A Claro tem um longo histórico de patrocínio a grandes eventos esportivos. O esporte é um dos pilares da nossa comunicação porque proporciona momentos de conexão das pessoas entre si, com aprendizado e diversão. Uma parceria como essa é uma maneira de estarmos mais perto do público, oferecendo experiências marcantes que vão além muito além dos nossos produtos”, afirma.