O Globoplay tem quase quatro vezes menos assinantes que a Netflix. Esse dado foi informado pela plataforma JustWatch que avalia a audiência e posicionamento de mercado das plataformas de streamings.
A comparação é feita com a Netflix, pois ela é a líder de mercado. O Globoplay está atrás também do Prime Video, Disney+ e HBO Max.
O Globoplay tem dificuldades de aumentar a participação no mercado
Segundo a pesquisa, o streaming do Tudum está em primeiro lugar no Brasil ocupando 30% do mercado do país. Logo depois aparece o Prime Video 21%, a seguir o Disney+ com 15% e depois o HBO Max com 11%.
A Globo, dona do Globoplay, tem mostrado dificuldade para ampliar sua participação no mercado brasileiro de streamings. Afinal, aparece com apenas 8% de share (nome em inglês para se referir a participação no mercado).
Recentemente o Globoplay lançou uma novela exclusiva no streaming “Todas as Flores”, de João Emanuel Carneiro, porém não houve aumento da presença da plataforma no mercado.
Confira abaixo os dados reunidos pela JustWatch em relação aos streamings e sua participação no mercado brasileiro. Na imagem é possível visualizar a diferença de números entre as plataformas.
Investimento em diferenciais não tem ajudado muito
O catálogo da plataforma brasileira tem produções originais como essas, mas também tem diversos outros títulos de outros estúdios, assim como fazem os seus concorrentes. Além disso, eles oferecem diversos combos de assinatura com outras plataformas de streaming, para poder agregar valor no serviço e atrair mais clientes.
Um outro diferencial é a presença da TV ao vivo. Já que a plataforma é da Rede Globo, mesmo os assinantes que não pagam têm acesso a programação ao vivo da televisão aberta.
Porém, nenhum desses pontos tem feito a plataforma alavancar nas assinaturas e crescer no mercado, a exemplo das suas concorrentes que já conquistaram o público.