O Governo de São Paulo quer interiorizar o desenvolvimento econômico do estado e isso vai influenciar na expansão da rede 5G na região. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) presente formar coalizões que vão focar no crescimento desse setor de telecomunicação e no crescimento do PIB – Produto Interno Bruto.
A ideia das coalizões vai funcionar aliada com 16 empresários de São Paulo. Eles vão mapear o estado e formular planos de médio e longo prazo para cada região. A estimativa é que até setembro os planejamentos estejam prontos.
Foco no 5G no interior de São Paulo
A intenção do governo gerido por Tarcísio é ampliar o número de cidades com legislação pronta para receber o 5G. A estimativa é que a nova rede móvel pode impactar o desenvolvimento de pólos tecnológicos e tornar a economia melhor, já que os negócios serão mais ágeis.
O planejamento é que haja um grande volume de cidades com legislações aprovadas para receber as antenas da nova rede móvel e, por consequência, a ativação do sinal.
Atualmente, 77 cidades já aprovaram as leis referentes a esse tema, em todo Brasil, sendo que 44 são no estado de São Paulo e a intenção é que tenha legislação aprovada na maioria dos municípios.
PIB do estado
As regiões com PIB mais avançado no estado são as de Ribeirão Preto e Santos. A intenção do governador é ampliar o Produto Interno Bruto do Estado focando no interior e no potencial de crescimento que há nessas cidades.
Além disso haverá um plano de reindustrialização para o estado, que contará com a ajuda da Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
O foco é mapear as cidades e analisar qual o potencial de crescimento de cada e seguir trabalhando em produtos feitos na própria região.