O mercado competitivo das operadoras de telecomunicações foi estudado diante do modo como as companhias se destacam nas listas de respostas do Google, que é o site mais popular de pesquisas do mundo.
A empresa responsável por essa pesquisa sobre o desempenho do mercado competitivo das empresas de telecomunicações no Google foi a Click Alert. Ela se diz a primeira empresa no Brasil especializada na otimização de investimentos em marketing digital por meio do combate a fraudes e abusos de marca na mídia online.
O que foi analisado sobre mercado competitivo das operadoras de telecomunicações
Segundo o estudo, mais da metade dos 43 milhões de acessos de banda larga residencial no Brasil estão diluídos por mais de 7.000 pequenos provedores. Somados, eles ocupam a liderança do mercado, o que representa um enorme desafio para as grandes operadoras de telecomunicação planejarem e operarem suas campanhas de marketing digital, em especial na busca paga do Google.
Sem citar marcas, a empresa afirma ter analisado, por 47 dias, mais de 128 mil anúncios das operadoras de Telecom coletados através de mais de 27 mil buscas de 20 palavras-chave no Google em 1.163 cidades espalhadas por todo o Brasil.
O período abrange a Black Friday e o Natal, extremamente importante para esse segmento, pois é quando fica ainda mais acirrada a disputa pela mudança de provedor com a oferta de expressivos descontos aproveitando o aumento da demanda para a troca de computadores, celulares e aparelhos conectados.
O mercado de operadoras de telecomunicações apresenta uma das mais fortes brigas no leilão de cliques para liderar a busca do Google. No período analisado, foram detectados 1.034 anunciantes participando do leilão pelos termos mais importantes ligados à internet residencial.
Nessa pesquisa, feita por vários robôs que mapearam a rede mundial de hora em hora, foram monitorados apenas os resultados do Google Ads com base nas buscas de termos genéricos relacionados ao mercado residencial de telecomunicações (fibra e banda larga), excluindo todos os termos de marcas das operadoras.
O mercado de telecomunicações brasileiros é complexo e na maior cidade do país se destaca uma das maiores empresas
Segundo Samira Sommer, digital expert de Telecom da Click Alert, há uma grande complexidade no mercado competitivo das operadoras de telecomunicações, por isso surgiu a motivação da pesquisa no Brasil.
“A complexidade presente no monitoramento deste amplo universo de empresas com atuação regional foi fundamental para decidirmos realizar esse levantamento inédito no Brasil”.
Em 19 estados, a primeira posição dos anúncios do Google foi dominada por uma das operadoras de telecom de atuação nacional. Em São Paulo, o domínio ficou com outra das grandes operadoras. Em contrapartida, nos demais sete estados a primeira posição foi ocupada por operadoras regionais, uma realidade surpreendente até mesmo para profissionais experientes do setor.
Operadoras regionais são mais fortes no interior
O estudo mostrou que as operadoras regionais se destacam em grandes cidades do interior, ocupando a primeira posição do Google em mais de 50% dos anúncios monitorados em cidades como São José dos Campos, Sorocaba, Limeira, Itumbiara, Alfenas, Caruaru, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral, entre muitas outras.
Vendo os gráficos abaixo é possível notar como a Brisanet se destaca nas cidades do interior do Nordeste e a Desktop é o destaque dos municípios do sudeste. Confira os números coletados pelo estudo.
Samira destacou que é necessário observar de maneira minuciosa o que o Google oferece, pois são dados mais completos que fornecem informações importantes sobre o mercado competitivo das empresas de telecomunicações.
“Observar somente os dados fornecidos pelas ferramentas de gestão de mídia digital pode ocultar distorções significativas no movimento de cada concorrente por cidade. Uma visão microscópica, cíclica e contínua do que acontece no Google traz diferenças impactantes tanto na estratégia como nos resultados dos investimentos realizados em comunicação digital”.
Sair das métricas tradicionais de cobertura e posição média e avaliar o que realmente acontece na ponta, pesquisando e analisando os dados reais da busca do Google sob a ótica do cliente, é a proposta deste estudo.
A equipe do Minha Operadora entrou em contato com a Clique Alert para ter mais detalhes sobre as maiores operadoras, porém eles só cederam informações com os nomes das empresas regionais.