A TIM acaba de divulgar os seus resultados financeiros referente ao quarto trimestre de 2022, onde registrou um lucro líquido normalizado de R$ 590 milhões, representando um recuo de 23,2% em comparação ao mesmo período de 2021. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ficou em R$ 2,930 bilhões, crescimento de 19,6%.
A receita do Serviço Móvel normalizado totalizou R$ 5.305 milhões no 4T22, representando um crescimento de 22,7% ano a ano. Segundo a operadora, o crescimento é resultado da receita gerada pela base móvel adquirida da Oi e no trimestre dos segmentos Pré-pago e Pós-pago. A receita do pré-pago expandiu 29,4% A/A no 4T22, enquanto que a receita do pós-pago apresentou crescimento de 21,3% no período.
A receita do Serviço Fixo somou R$ 323 milhões, com um crescimento de 9,1% ano a ano no trimestre. Já no acumulado do ano expandiu 7,6% A/A, totalizando o montante de R$ 1.234 milhões. Houve crescimento no segmento de fibra óptica da TIM (TIM UltraFibra), de 10,3%.
Segundo a TIM, a contínua migração da base de FTTC para o FTTH, com foco na retenção dos clientes a partir da melhoria de percepção de qualidade, é um dos motivos que resultou no crescimento no segmento.
No quarto trimestre de 2022. o Capex Normalizado da TIM totalizou R$ 1.375 milhões, sendo R$ 998 milhões relativos a Rede e R$ 377 milhões relacionados a TI e outros investimentos. No comparativo anual, o Capex Normalizado teve aumento de 9,6% A/A em razão dos custos previstos atrelados a integração dos ativos comprados da Oi e daqueles relacionados com a implementação e expansão do 5G no país.
Desempenho operacional
Como o ano de 2022 foi marcado pela incorporação dos clientes adquiridos da Oi Móvel, a operadora teve um aumento de 20,0% em acessos móveis, somando no quarto trimestre 62,5 milhões, e atingindo um market share de 24,8%. Da migração que foi efetivada, no final de janeiro de 2023, um total de 8,7 milhões de clientes foram migrados, sendo 7,8 milhões no pré-pago e aproximadamente 900 mil no pós-pago.
Entretanto, também houve desligamento no trimestre em questão, com a desativação de 1,4 milhões de clientes pós-pago e 3,7 milhões de clientes pré-pago que vieram da Oi.
No 4T22, a base pós-paga reportou 27,2 milhões de acessos (+19,2% A/A) – mantendo o mix do segmento na base total estável no comparativo anual (44%). No pós-pago Humano (ex-M2M) registrou uma base de 22,9 milhões acessos (+21,4% A/A). Já a base de M2M atingiu 4,3 milhões de acessos no período (+8,6% A/A) e a base pré-paga atingiu 35,2 milhões de acessos (+20,7% A/A).
A TIM UltraFibra apresentou 716 mil conexões, sustentando seu ritmo de crescimento (+4,6% A/A), sendo que o trimestre manteve sua expansão da base de FTTH, atingindo um aumento de 37,5% frente ao ano anterior.