A cidade de São Sebastião, SP, deve ter a instalação das 10 antenas de internet via satélite concluída neste final de semana. Quem está fazendo esse trabalho e divulgou essa estimativa foi o Ministério das Comunicações, o MCom e a Telebras.
O litoral norte de São Paulo, região onde fica a cidade de São Sebastião, foi tomada por fortes chuvas nas últimas semanas. Isso levou a enchentes e deslizamentos de terra. Por consequência, além de uma tragédia humanitária, a comunicação no local ficou bastante comprometida.
Como ajuda, após pedido de esforço de todos por parte do governo federal, o ministério das Comunicações junto com a Telebrás começou a enviar equipamento para levar internet via satélite para São Sebastião. O trabalho começou terça-feira, 21, e deve ser concluído neste final de semana.
“As primeiras quatro antenas foram enviadas de Brasília por avião e as outras seis foram enviadas por via terrestre até a Companhia Docas de Santos e, depois, encaminhadas pelo mar a São Sebastião (SP). Nesta sexta-feira, técnicos da Telebras deram treinamento sobre a instalação e o funcionamento do equipamento a funcionários da prefeitura de São Sebastião”, afirma o MCom.
Juscelino Filho, ministro das Comunicações, disse que esse é um momento delicado e todos devem dar atenção ao interior de São Paulo.
“Esse delicado momento no litoral de São Paulo requer total atenção e o Governo Federal está dedicado às necessidades da região. Nós, MCom e vinculadas, estamos fornecendo todos os serviços possíveis, como o envio, instalação e treinamento de uso das antenas de conexão via satélite para viabilizar a comunicação no local”.
Além disso, o presidente da Telebras, Jarbas Valente, disse que o material utilizado, as antenas, são fáceis de utilizar e de transportar. Sendo assim, é um apoio para situações como essas.
“é um equipamento muito fácil de utilizar, além de prestar excelente apoio em casos como esse, de calamidade. Isso é um fator importante para locais onde não há energia ou onde o serviço não foi totalmente reestabelecido”.
Portanto, essa iniciativa das instituições públicas, pelo o que eles destacam, é simples e efetiva nas necessidades que a região de São Sebastião tem no momento.