A terra Yanomami não tem cobertura da operadora dos Correios Celular. O Ministério das Comunicações, junto com o serviço da estatal enviaram mil chips de celular para ajudar nas operações humanitárias que estão acontecendo na região, no estado de Roraima, que fica a 230 quilômetros de Boa Vista.
Quem levantou essa informação foi o Estadão que obteve a confirmação da falta de sinal da operadora pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Segundo a agência reguladora, a terra dos Yanomami fica em um local isolado, sem cobertura das prestadoras de redes móveis:
“A região fica em local isolado sem atendimento das prestadoras móveis, que têm obrigações de atendimento nas sedes municipais, localidades e aglomerados urbanos”.
Terra Yanomami não tem cobertura de rede móvel
O governo argumentou que os chips têm a possibilidade de serem usados nas bases das equipes de atendimento que estão dando assistência aos indígenas. Sendo assim, eles seriam úteis de qualquer maneira.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante o dia 09 de fevereiro, tentou visitar os Yanomami, junto com o governador de Roraima, Antônio Denarium. Porém, não conseguiu. Eles foram de helicóptero, entretanto, o mau tempo impediu o pouso. E nas redes sociais divulgou a solicitação do presidente Lula da Silva para que todos os ministros ajudassem nessa crise humanitária.
No dia seguinte, 10, o ministro anunciou o envio dos chips, junto do presidente dos Correios, Fabiano Silva. Ambos afirmaram que era para facilitar a comunicação entre as equipes que estão dando assistência aos indígenas.
Porém, há uma limitação para os chips nesta região. Na terra Yanomami, a única conectividade viável é via satélite.
O Governo conhece as limitações da área
O Ministério das Comunicações já havia feito uma parceria com a Eletrobras para instalar 17 antenas móveis no território indígena. Elas vão permitir a conexão à internet sem fio via satélite, tanto em celular, quanto em computador. Portanto, não haveria a necessidade de enviar chips novos.
Mas, a pasta afirmou em nota que os chips são necessários, pois para um trabalho que consiste em uma localização dinâmica, a cobertura dos Correios Celular deve dar um apoio.
“Naturalmente, a localização dessas equipes é dinâmica, entretanto, suas bases possuem a cobertura do serviço. Portanto, a informação de que os chips não funcionam não é verdadeira”.