O modo Picture-in-picture do WhatsApp está disponível no iOS. Embora o recurso seja antigo no Android, no sistema operacional dos celulares da Apple ainda não havia essa disponibilidades. Ou seja, agora os usuários de iPhone podem fazer videochamadas e minimizar a janela sem dificuldades.
A Meta, empresa dona do WhatsApp, nunca explicou o motivo do sistema Android ter uma aparente exclusividade no recurso Picture-in-picture. Talvez, tenham sido limitações do sistema iOS que tenham atrapalhado essa atualização, porém, não nada confirmado.
Modo Picture-in-picture do WhatsApp dá mais liberdade para o usuário iOS
Portanto, com a atualização do WhatsApp no modo mais recente, os usuários do iPhone podem fazer videochamadas e utilizar outras ferramentas do celular, pois não há mais a necessidade manter a tela da ligação em primeiro plano para que continue em funcionamento.
Dessa forma, ao acessar outro aplicativo o WhatsApp automaticamente gera uma janela flutuante que pode ser movida para qualquer canto da tela ou redimensionada para diversos tamanhos conforme o desejo do usuário.
Essa disponibilidade do recurso está na atualização 23.3.77 do mensageiro para iOS. Além disso, há outras novidades para o público que consome os smartphones da Apple, como por exemplo legenda para documentos e descrições de grupos maiores.
As atualizações não chegam ao mesmo tempo para todos os usuários
É importante sempre lembrar que as atualizações do WhatsApp acontecem gradativamente. Portanto, a adição do recurso Picture-in-picture, chegará aos aparelhos aos poucos, de forma aleatória, como é de costume para os aplicativos da Meta.
Portanto, nos próximos dias verifique a sua loja de aplicativo, a Apple Store e veja se na do WhatsApp há alguma possibilidade de atualização, caso o próprio app não tenha feito o processo automaticamente ao se conectar com uma rede de internet estável e segura. Faça a atualização e depois basta utilizar as novidades.
Do contrário, basta aguardar, que em breve será liberada a novidade para o seu aparelho e você poderá usufruir de todos os novos recursos.