De acordo com balanço divulgado pela Oi, seu serviço de banda larga por fibra óptica fechou o ano de 2022 com 4,23 milhões de acessos, onde foram conectados 540 mil novos acessos, representando um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior. a Oi Fibra representou 25,3% do market share nas cidades onde atua com a tecnologia.
A empresa afirma que é uma evidência do resultado positivo da estratégia da companhia de investir na expansão dos serviços digitais e de conexão por fibra óptica. Atualmente, conforme dados de dezembro, a Oi Fibra está presente em 293 cidades, sendo que no ano passado foi ativada em 87 municípios, um crescimento de 42% frente a 2021, além de afirmar ser líder em acessos em fibra em 84 cidades brasileiras.
O vice-presidente de Consumidor e Empresarial da Oi, Rogerio Takayanagi, os resultados têm causado confiança na estratégia adotada pela empresa, que após a venda da sua unidade de telefonia móvel, focou os negócios na internet banda por fibra óptica.
“Os resultados obtidos pela Oi Fibra vêm nos deixando confiantes com relação à estratégia adotada pela companhia de focar nesse serviço. Desde o seu lançamento, temos expandido rapidamente na disponibilidade da fibra em todo o país, no número de clientes e no aumento da velocidade média de conexão e em 2022 avançamos ainda mais nesses três fatores. Tudo isso evidencia que a Oi Fibra está bem posicionada no mercado, alinhando a melhor experiência de internet nas cidades onde estamos presentes”.
Segundo a empresa, ainda há destaque para a participação na evolução de novos acessos no mercado de internet por fibra óptica, uma vez que ao longo de 202, a Oi Fibra deteve 29,9% do market share das novas adições em todo o país, considerando apenas os grandes provedores, segundo classificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse percentual aumenta para 45,1%, quando é desconsiderado o mercado do estado de São Paulo.
O Centro-Oeste e o Sul foram as regiões que mais se destacaram, superando até o percentual de crescimento do mercado. Oi Fibra cresceu 19,2%, acima dos 17,2% do mercado total, no Centro-Oeste e 21,1%, contra 19,6% do crescimento total do mercado, no Sul.
Conforme dados da Anatel de dezembro, a Oi fechou o ano de 2022 líder em acessos em banda larga de fibra óptica em 15 estados, incluindo o DF. Segundo o relatório, a Oi tem 59,7% do mercado de banda larga no Acre, 37,5% no Amazonas, na Bahia com 17,6%, Distrito Federal (41,8%), Goiás (27,3%), Maranhão (22,4%), Mato Grosso do Sul (28,1%), Mato Grosso (19,7%), Pará (25,5%), Paraná (21,4%), Rio de Janeiro (37,4%), Rondônia (39,4%), Roraima (64,8%), Rio Grande do Sul (19,0%) e Tocantins (23,8%).
Além disso, segundo a empresa, em 2022, teve o maior crescimento na velocidade média, em relação aos prestadores de grande porte, sendo que a Oi Fibra cresceu 42,3% na velocidade média, bem acima do crescimento de 26,7% da segunda colocada e de 26,2% da terceira colocada.