14/11/2024

Reclamações do 4G caem na Anatel por causa da migração dos clientes Oi

Afirmação foi dada pelo superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações, Gustavo Borges.

De acordo com o superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Gustavo Borges, já houve queda no site da agência em relação às reclamações do 4G nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, em comparação ao aumento registrado no final de 2022.

A folga nesse segmento é resultado da migração dos usuários da Oi para a Claro, TIM e Vivo, que compraram a unidade de telefonia móvel. “Faremos uma reunião ainda esta semana com as operadoras, para acompanharmos as medidas tomadas e demais providências. O pior já passou, mas há questões relacionadas à degradação que ainda precisam ser esclarecidas e resolvidas e vamos cobrar das empresas”, afirmou Borges.

Na análise de Borges, os usuários foram os mais beneficiados com a migração para as três operadoras compradoras, uma vez que passaram a ter acesso a uma cobertura mais ampla do que a Oi tinha, além do serviço de banda larga mais eficientes, já que a Oi não tinha frequência para recepcionar a nova tecnologia aos seus clientes.

Acontece que a Oi não participou do leilão realizado pela Anatel em 2014 sobre a venda do espectro de 700 MHz, cuja faixa deixou para ser leiloada no leilão 5G promovido em novembro de 2021, e que foi comprada pela operadora Winity, controlada pelo fundo Pátria Investimentos.

Gustavo Borges também falou sobre a pesquisa da Open Signal, onde fala do upgrade nos serviços dos clientes da Oi, onde foi constatado que houve aumentos na velocidade e na disponibilidade e nas métricas de experiência para esse grupo de usuários.

Vale lembrar que em reunião com os diretores das operadoras e Conexis Brasil Digital no mês passado, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, falou sobre a má qualidade que as empresas estavam ofertando nos serviços móveis 4G. Sobre esse caso, o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, defendeu que se tratava da concentração pela migração de clientes da Oi Móvel de uma única vez, mas que já tinha normalizado.

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