Os sistemas operacionais da Apple estão com falhas de segurança. Tanto o iOS, quanto o MacOS, do iPhone e computadores respectivamente, apresentaram problemas quanto a proteção dos seus aparelhos. Quem descobriu isso foi Trelix, uma empresa desse setor de tecnologia.
Segundo a empresa, os sistemas operacionais da Apple apresentam certa vulnerabilidade que permite aos cibercriminosos acessarem os dispositivos remotamente e terem acesso a diversos documentos e até mesmo conseguir formatar o celular ou computador invadido.
Os sistemas operacionais da Apple podem dar acesso a recursos privados
A companhia afirma também que os criminosos virtuais podem ter acesso a calendário, contatos, fotos, microfones, localização e muitos outros detalhes privados. Porém, a empresa esclareceu que não houve registros de que ataques tenham se aproveitado dessa “passagens”.
Essas brechas são na verdade bugs de falhas no sistema operacional, porém são considerados de média a alta gravidade. A Apple foi questionada sobre o assunto, mas não emitiu nenhuma resposta.
Como surgiu a brechaEm 2021, o NSO Group, a partir de um programa espião chamado Pegasus, conseguiu contornar as proteções que existem no iOS. Os sistemas da Apple são reconhecidos por serem potencialmente fortes e mais protetoras que seus concorrentes.
Na ocasião a Apple solucionou o problema e conseguiu fechar a porta que o espião havia deixado aberta. Porém, a Trellix mostrou que mesmo com o reparo da empresa, é possível contornar os sistemas de segurança.
“O ponto-chave aqui é que as vulnerabilidades quebram o modelo de segurança da Apple em um nível fundamental”, afirmou Doug McKee, diretor de pesquisa de vulnerabilidades da Trellix.
Recomendação da Apple
A Apple recomenda que seus usuários façam as atualizações mais recentes dos seus sistemas operacionais para que estejam mais protegidos de possíveis invasões como as que foram citadas acima. Para atualizar basta conferir as configurações do aparelho e estar conectado a uma Internet boa, além de estar com o dispositivo carregado ou no carregador.