A Starlink chegou ao território Yanomami, que fica no estado de Roraima. A internet via satélite do bilionário Elon Musk deve ajudar os serviços de saúde da região. Segundo a Urihi Associação Yanomami, a nova antena possibilita conexão Wi-Fi em um local de difícil acesso.
A instalação da antena da Starlink foi feita em uma terra Yanomami que fica na Serra dos Surucucus, cidade de Alto Alegre, no estado de Roraima.
Segundo a Urihi, a terra dos Yanomami fica localizada em um ambiente de difícil acesso. Isso atrapalha a comunicação dos profissionais de saúde que precisam manter contato entre os postos de saúde do Distrito Yanomami.
“A Terra Indígena Yanomami tem uma logística de difícil acesso, e diariamente os profissionais que atuam nos postos de saúde precisam manter a comunicação com a equipe do Distrito Yanomami para repasse de informações sobre resgate de pacientes em estado de saúde grave e repasse de dados populacionais”.
Esse contato era feito através de rádio ou orelhão, portanto nem sempre a comunicação era boa, já que ambos os meios não funcionavam em alguns momentos.
A comunicação com os Yanomamis através da Starlink vai ajudar na saúde da população
A associação também explicou sobre como a comunicação costume ser complicada e atrapalha as necessidades dos pacientes e de como a internet vai facilitar:
“Se paciente X deu entrada no polo-base às 20hrs, a comunicação via radiofonia encerra às 06hrs. A equipe tenta comunicação via orelhão, mas acaba não funcionando. Com a internet, a equipe entrará em contato rapidamente e solicitará que agilizem no primeiro horário do dia seguinte o resgate do paciente.”
A instalação da antena da Starlink foi patrocinada por projeto em parceria com o fotógrafo Gabriel Chaim. Ele fez uma exposição de fotos chamada “Devolvo Ouro” em São Paulo, e todo o lucro da foi para a comunidade Yanomami.