A telefonia, internet e TV por assinatura tiveram maior impacto no IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, durante o mês de janeiro. Esses serviços tiveram uma alta de 3,24% nesse período, segundo o que identificou o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Por conta própria, o serviço foi responsável por 0,05 ponto percentual (p.p) no total do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
O gerente do IPCA e pesquisador do IBGE, Pedro Kislanov, afirmou que o preço normalmente é reajustado no começo do ano. Além disso informou que vale ressaltar que em dezembro do ano passado subiu apenas 0,94%. O peso do serviço no indicador geral foi de 1,49%.
É importante destacar que alguns impactos individuais foram expressivos para o IPCA do mês de janeiro e ajudaram a influenciar no resultado. Entre eles é possível citar o plano de saúde, a TV por assinatura, o emplacamento e a licença de carros e a gasolina todos com 0,04 pontos percentuais.
A gasolina subiu 0,83% em janeiro e tem peso de 4,79% no total do indicador, segundo o que explicou o gerente do IPCA. Sendo assim, qualquer elevação no item pressiona expressivamente o resultado final do índice.
Entenda melhor sobre o IPCA
Para que se entenda melhor, o IPCA serve para observar e analisar melhor as tendências de inflação. Com a ajuda desse índice é calculado, com base no preço médio necessário para compra de vários bens de consumo e serviços no país.
Como exemplo de bens de consumo e serviços estão todos os itens do setor das telecomunicações. Desde os celulares e computadores até as ofertas de telefonia móvel, internet fixa ou móvel e tudo que tem semelhante a isso, que faz parte das necessidades da população geral e precisam estar dentro dos cálculos base para entender o estado e andamento da inflação no país.