A Vivo anunciou a ativação do 5G em mais 12 cidades, seguindo o cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. As regiões abraçadas com o sinal são aquelas que têm mais de 500 mil habitantes.
No total são 12 cidades, em diferentes estados pelo país: Feira de Santana (BA), Serra (ES), Vila Velha (ES), Guarulhos (SP), Osasco (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belford Roxo (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), São Gonçalo (RJ), Niterói (RJ) e Nova Iguaçu (RJ).
Vale lembrar que todas as capitais já contam com o sinal 5G ativado. Essa foi a primeira etapa do processo de expansão da rede no país.
O 5G é uma rede superior ao 4G
A Vivo explicou que a cobertura inicial contempla alguns bairros e a companhia já atua na ampliação para outras regiões das cidades. O 5G da operadora está disponível para todos os clientes da empresa.
É importante lembrar que para ter acesso a nova rede, é preciso possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso.
De uma forma geral, com o 5G espera-se que a experiência de velocidade do usuário seja até dez vezes mais rápida que o 4G. A expectativa é que com a nova rede móvel o usuário consiga fazer um download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.
A operadora destacou, em documento enviado à imprensa para divulgar a ampliação do sinal, que tem investido na infraestrutura para oferecer um bom serviço aos seus clientes:
“A Vivo vem há anos preparando sua infraestrutura de rede, com investimento total de R$ 4,5 bilhões em frequências, e dezenas de parceiros globais em tecnologia para iniciar a operação com a melhor arquitetura de rede possível. Atualmente, é a empresa com um dos maiores backbones do país, um diferencial importante à companhia, uma vez que as milhares de antenas que garantirão a estabilidade de sinal do 5G devem estar conectadas por uma rede de transmissão de alta capacidade e qualidade”.
Lista de bairros com cobertura da Vivo
Bahia
Feira de Santana: Baraúna, Capuchinos, Caseb, Centro, Centro Industrial Subaé e Cruzeiro.
Espírito Santo
Serra: Carapina, Colina de Laranjeiras, Diamantina, Fátima, Jardim Carapina, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Laranjeiras Velha, Parque Residencial das Laranjeiras, Planalto de Carapina, Santa Luzia e Valparaíso.
Vila Velha: Centro, Divino Espírito Santo, Itapuã, Olaria e Praia da Costa.
São Paulo
Guarulhos: Centro, Jardim Álamo e Vila Endres.
Osasco: Centro, Presidente Altino e Vila Osasco.
Santo André: Centro, Jardim, Jardim Bela Vista, Vila Alpina, Vila Bastos, Vila Guiomar e Vila Santa Teresa.
São Bernardo do Campo: Centro, Baeta Neves, Jardim do Mar e Jardim Nova Petrópolis.
Rio de Janeiro
Belford Roxo: Prata.
Campos dos Goytacazes: Centro, Parque Santo Amaro, Parque São Caetano e Parque Tamandaré.
São Gonçalo: Brasilândia e Centro.
Niterói: Centro, Icaraí e Ingá.
Nova Iguaçu: Centro, Jardim Pernambuco e Moquetá.