14/11/2024

Vivo anuncia novos preços para banda larga fixa; telefonia móvel também sofre reajuste

Além da banda larga fixa da Vivo, outros serviços da operadora tiveram os preços reajustados e o CEO explicou o motivo disso.

A Vivo vai aumentar os preços dos serviços de banda larga fixa. Quem afirmou isso foi o próprio CEO da Vivo, Christian Gebara, durante conferência com analistas nesta última quinta-feira, 16.

Aumento na banda larga fixa da Vivo

Segundo o executivo, pelo menos metade dos clientes de banda larga fixa por fibra óptica, a FTTH, será afetado por essa mudança de preços. 

A intenção da operadora em fazer esse reajuste de preço no serviço de banda larga é conseguir repor a inflação de 2022, ou até mesmo dos anos anteriores. 

Redução do ICMS impactou no aumento dos serviços de banda larga fixa

O CEO da Vivo disse que a redução da alíquota do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que refletiu sobre os serviços de telecomunicações em 2022, permitiu que esse aumento acontecesse em 2023, mas com a entrega de serviços adicionais em contrapartida. 

O executivo não deu prazos sobre o aumento para quem é já cliente Vivo banda larga por fibra. Porém, os novos clientes já vão fazer assinatura com preço reajustado. O plano mais barato, que oferta 300 Mbps, que custava R$ 110, agora custa R$ 120.

Serviços de telefonia móvel também tiveram reajuste

O pacote que reúne banda larga fixa e celular, o Vivo Total, também já teve aumento, antes era R$ 150 e agora vai para R$ 200

Os planos controle também sofreram reajustes: o mais barato passou de R$ 50,99 para R$ 57. E o pós-pago de entrada, que custava R$ 110, passou para R$ 122 em janeiro.

Agora resta ajustar os valores do serviço de telefonia móvel pré-pago. Segundo Gebara, esses preços estão defasados há anos. 

“Nós queremos fazer o mesmo no pré, que tem mantido o mesmo nível há anos. Agora que foi possível aumentar os benefícios por conta da redução do ICMS, precisamos mover o preço para cima, principalmente depois de aumentar o preço no controle. Se não fizermos isso, será difícil manter a estratégia de migrar clientes do pré para o controle”. 

O presidente da Vivo, por fim, acrescentou que as empresas concorrentes devem fazer um movimento parecido com o da Vivo e vão reajustar os preços dos seus serviços.

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