A Vivo solicitou redução de capital para a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, na noite desta quarta-feira, 15, após divulgar os resultados do último trimestre. O pedido foi feito com o aval do conselho administrativo da companhia.
A operadora avisou aos acionistas, mercado e imprensa sobre o pedido de redução do capital social em até R$ 5 bilhões, comunicando que solicitou um pedido de anuência prévia à agência reguladora.
Motivo do pedido de redução de capital
A Vivo espera que a Anatel conceda essa redução de capital social em um ou mais eventos durante esse ano e nos próximos anos de exercício social, segundo a avaliação da administração sobre as condições financeiras da companhia.
Se a Anatel concordar e julgar adequado o pedido da Vivo, segundo o que a própria operadora afirmou no comunicado, a redução será efetivada mediante a restituição de recursos aos seus acionistas na proporção de sua participação acionária e sem o cancelamento de suas ações.
Novo Programa de recompra de ações e cancelamento de ações
No mesmo comunicado em que falou sobre a redução de capital social, a Vivo também tratou desse segundo tópico, onde explicou o novo programa de recompra de investimento e cancelamento de ações.
Foi aprovado pelo Conselho de Administração o novo Programa de Recompra de Ações que prevê a compra de até R$ 500 milhões em ações ordinárias no período de 23 de fevereiro de 2023 a 22 de fevereiro de 2024.
Além disso, também foi aprovado o cancelamento de 13,4 milhões de ações em tesouraria na data-base de 31 de Dezembro de 2022.
A operadora disponibilizou ambos documentos para acesso do mercado em geral e é possível conferir na íntegra nos links a seguir, tanto o Pedido de Anuência Para a Anatel, quanto o Aviso Sobre a Recompra de Ações.