Já pensou ter um roteador capaz de entregar alta velocidade de conexão dentro de casa ou em pequenos estabelecimentos? Essa tecnologia está cada vez mais próxima de acontecer. A Vodafone, operadora de telefonia, desenvolveu um protótipo de “roteador 5G” capaz de tal feito, além de ter um preço relativamente acessível.
De acordo com a empresa, a ideia é tornar as Redes Móveis Privadas (MPNs) acessíveis para pequenas e médias empresas em toda a Europa. “Ao combinar o poder da extensa rede de 5G pan-europeia da Vodafone com a simplicidade e versatilidade de um Raspberry Pi, a Vodafone pretende tornar as Redes Móveis Privadas (MPNs) baseadas em 5G mais acessíveis a 22 milhões de pequenas e médias empresas em toda a Europa“, afirma.
O protótipo foi apresentado junto com anúncio da parceria da Vodafone com grandes fabricantes de chipsets, incluindo Intel, Qualcomm, Broadcom e ARM. Além disso, a empresa ainda não apresentou um plano concreto para a distribuição de MPNs.
A empresa quer entregar um provedor de rede 5G com o custo de um roteador Wi-Fi, possibilitando a democratização da tecnologia para pequenos comerciantes e usuários comuns. O projeto consiste de uma Rede Móvel Privada (MPN) montada num Raspberry Pi 4 com uma pequena placa de circuito de rádio definida por software (SDR) compatível com a quinta geração de internet móvel.
De acordo com o diretor de arquitetura de rede da Vodafone, Santiago Tenorio, mesmo que seja uma protótipo, o dispositivo é capaz de levar para pequenas empresas tecnologias de nuvem, inteligência artificial (IA) e big data. “Embora este seja apenas um protótipo, ele tem o potencial de trazer novas tecnologias de nuvem, IA e big data ao alcance de muitas das pequenas empresas que apoiamos em toda a Europa“.
“O próximo passo é levar ideias como essa para um lugar onde possam ser desenvolvidas e eventualmente produzidas”, completou.
Para melhor compreensão, as MPNs se tratam de redes de uso pessoal e criam um ambiente privativo para a conexão de dispositivos. Mesmo estando conectadas e distribuindo sinal da rede de operadoras, não dependem dos equipamentos da empresa, e mesmo assim, é capaz de fornecer vantagens e recursos de uma conexão 5G.