O WhatsApp começou a testar a transcrição de áudio diretamente no aplicativo. O recurso já havia aparecido em 2021, como teste, e retornou em versões beta do mensageiro para sistema iOS.
Quem falou sobre o WhatsApp está aprimorando esse recurso de transcrição de áudio foi o WABetaInfo. Segundo o que foi dito pelo site, o projeto existe desde 2021, como já foi citado, porém deve levar um certo para que a atualização chegue para todos os usuários e por enquanto, só foi testado no sistema iOS.
Como está sendo o retorno dos testes para a transcrição de áudios no WhatsApp
O WABetInfo afirmou que a volta desse recurso para o WhatsApp Beta teve poucas mudanças. Além do que já foi feito em 2021, a nova atualização conta com um pop-up que explica como funciona o recurso. Nessa janela o usuário tem acesso aos motivos que levaram a transcrição a não funcionar.
E esses motivos podem ser por não haver uma identificação das palavras que foram ditas ou pelo idioma falado não ter sido configurado.
Quando foi testado da primeira vez, o WABetaInfo explicou que o mensageiro usa o reconhecimento de fala dos próprios aparelhos iPhone.
Na ocasião, foi mostrado também que a função vai pedir permissão para usar o reconhecimento de voz do celular. Além disso, quando o áudio é transcrito vai aparecer uma janela com o texto. Neste local ficarão todos os textos que foram feitos pelo recurso na conversa e a ferramenta escreve a gravação sem a necessidade de executar o áudio.
É válido complementar que essa função não depende da internet, ou seja, não usa nenhum serviço online da Meta (a empresa dona do WhatsApp). Por consequência, a privacidade dos textos é mantida e somente em caso de acesso ao celular e as conversas que terceiros podem ler o conteúdo.
Acredita-se que antes que a atualização seja lançada, sejam feitos testes também no sistema Android. Porém, não deve chegar tão rápido a versão Web do WhatsApp, pois o foco da atualização é a versão mobile.