Na luta contra as caixas de IPTV piratas a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, tem investido no processo de mostrar ao consumidor que elas são tão ruins, que não valem o gasto de comprá-las. O desejo da instituição é desencorajar a população a consumir esse produto.
O bloqueio administrativo das TV boxes pirata foi oficialmente divulgado há 20 dias e já está sendo colocado em prática. De acordo com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, a medida está surtindo efeito. A intenção é tornar a experiência de uso das caixinhas de IPTV piratas instável e sem confiabilidade.
O bloqueio tem sido tão efetivo que algumas pessoas têm ido ao site da agência para reclamar que o streaming ilegal está fora do ar, como se fosse um serviço legítimo. Essa é uma clara indicação de que as pessoas estão tentando utilizar essas caixinhas de IPTV piratas como uma alternativa barata aos serviços de TV paga legítimos.
A Anatel está trabalhando em conjunto com outros órgãos reguladores e provedores de conteúdo para combater a pirataria. Além disso, estão sendo feitas campanhas de conscientização para alertar o público sobre os riscos de utilizar essas caixinhas de IPTV piratas, que podem comprometer a segurança dos dados pessoais dos usuários e até mesmo causar danos aos equipamentos conectados.
O uso de caixinhas de IPTV piratas é considerado uma prática ilegal e pode acarretar em punições para os usuários, como multas e até mesmo a prisão em casos mais graves. É importante que os usuários fiquem atentos e evitem utilizar esses dispositivos, optando por serviços legítimos e confiáveis de TV paga.
“Já está tendo bloqueio de TV box e já tem usuário reclamando na Anatel de que o TV box dele parou de funcionar, então está recebendo uma rejeição da população. Ele [o usuário] está ligando para nós para reclamar de algo que a gente fez de propósito“, disse Baigorri.
O presidente da Anatel falou sobre o assunto para jornalistas durante a última terça-feira, 28, no Mobile World Congress.
“Sabe qual é a nossa expectativa? Vamos criar a experiência de uso do TV box tão ruim que ninguém mais vai querer comprar“, afirmou.
De acordo com o presidente da Anatel, a medida pode levar os usuários a acreditarem que o uso de suas caixas é inadequado, já que os bloqueios podem afetar negativamente a experiência do usuário.
Apesar da medida já estar em vigor, Baigorri afirmou que não há informações disponíveis sobre os resultados dos até então. Ele reiterou que a prioridade da Anatel é bloquear o uso de caixas que não foram homologadas pela agência.