A cibersegurança não é uma prioridade para os países das América Latina. A região continental fica em último lugar na lista de gastos com segurança cibernética.
No quarto trimestre de 2022, os gastos totais com tecnologias de segurança cibernética permaneceram robustos, com um crescimento de 14,5% em relação ao período anterior, alcançando US$ 19,6 bilhões (R$ 102 bilhões), em linha com a previsão de melhor caso da Canalys. Embora as vendas diretas tenham diminuído, as fortes vendas lideradas pelos canais compensaram essa queda.
Os gastos com tecnologia de segurança cibernética por meio do canal cresceram 16,2%, totalizando US$ 18 bilhões (R$ 94 bilhões), representando 91,8% do mercado total.
Já os gastos diretos entre clientes e fornecedores, que representavam os 8,2% restantes do mercado, sofreram uma queda de 1,8%.
Em relação ao ano de 2022, houve um aumento geral de 15,8% nos gastos totais com tecnologias de segurança cibernética, chegando a US$ 71,1 bilhões (R$ 370 bilhões).
Os gastos por meio do canal foram responsáveis por US$ 64,6 bilhões (R$ 338 bilhões) desse total, representando 91,0% do mercado total e registrando um crescimento de 16,1%.
No último trimestre, a categoria que gerou maior receita foi a de segurança de rede, que cresceu 8,9% e atingiu a marca de US$ 5,4 bilhões (R$ 28 bilhões).
Os gastos com análises de vulnerabilidade e segurança aumentaram 18,2%, totalizando US$ 4,2 bilhões (R$ 22 bilhões), enquanto o gerenciamento de acesso de identidade cresceu 15,6% e alcançou US$ 3,7 bilhões (R$ 19 bilhões).
Apesar dos resultados positivos, a Canalys ressalta que as restrições orçamentárias em TI têm levado os clientes a priorizar projetos e prolongado os ciclos de vendas com camadas adicionais de escrutínio.
Nesse mercado altamente fragmentado, os 12 principais fornecedores de segurança cibernética representaram 47,1% do gasto total no trimestre. A Palo Alto Networks permaneceu como a principal fornecedora, enquanto a Fortinet ultrapassou a Cisco após enviar mais pedidos de firewall de médio alcance.
A Check Point ficou em quarto lugar, mas a CrowdStrike continua reduzindo a diferença. Okta e Microsoft também obtiveram ganhos.
“As organizações clientes continuaram a aumentar os investimentos para melhorar sua resiliência cibernética. O alongamento dos ciclos de vendas, o amadurecimento dos programas de atualização de hardware e a priorização de gastos desacelerarão o crescimento em 2023. No entanto, a segurança cibernética continua sendo uma prioridade. Borda segura de serviços, gerenciamento de acesso de identidade, segurança na nuvem e modernização dos centros de operações de segurança continuam sendo áreas de foco”, disse a Canalys.
No quarto trimestre de 2022, a América do Norte manteve a liderança em gastos gerais com segurança cibernética, com um crescimento de 16,3%, alcançando US$ 10,2 bilhões (R$ 53 bilhões), representando mais da metade do mercado global.
O segundo maior mercado de segurança cibernética foi na Europa, Oriente Médio e África, com um aumento de 12,9% para US$ 5,9 bilhões (R$ 30 bilhões).
Durante o mesmo período, a Ásia-Pacífico registrou um aumento de 11,2% para US$ 2,7 bilhões (R$ 14 bilhões), enquanto a América Latina cresceu 14,4% para US$ 690 milhões (R$ 3,6 bilhões).